No Marketing e na Publicidade vale tudo?
top of page

No Marketing e na Publicidade vale tudo?


Há poucos dias, após a desclassificação do Brasil na Copa da Rússia, o nosso menino Ney, mais conhecido como Neymar Junior, foi o protagonista da mais nova campanha da Gillette. O vídeo, que dura 1 minuto e 30 segundos, deveria funcionar como um pedido de desculpas ao povo brasileiro por seu comportamento em campo durante os jogos da copa. Mas não foi bem essa a reação do público e parece que o tiro saiu pela culatra.


Em um trecho do seu discurso, Neymar diz as seguintes palavras:


“Eu demorei para aceitar suas críticas, eu demorei a me olhar no espelho e me transformar em um novo homem. Mas hoje eu tô aqui, de cara limpa e peito aberto. Eu caí, mas só quem cai pode se levantar. Cê pode continuar jogando pedra, ou jogar essas pedras fora e me ajudar a ficar de pé, porque quando eu fico de pé, parsa, o Brasil inteiro levanta comigo.”


A repercussão foi muito negativa e, embora a marca afirme que não vai retirar a campanha do ar, que haverá outros vídeos mantendo a linha da propaganda e que a ação faz parte de um novo posicionamento da Gillette, o público não aceitou – nem o pedido de desculpas patrocinado por alguns milhões, nem o novo posicionamento do jogador.


A campanha soou falsa e o público não perdoou a forma com a qual foi abordado o tema “Todo dia um homem novo”, inserindo o jovem rapaz como um exemplo de superação. 


Inclusive algumas matérias afirmam que o valor do jogador caiu no mercado publicitário e seus assessores explicaram que isso é normal devido ao final da copa e também por ocasião da eliminação da seleção brasileira.


Já era previsto que algo seria feito em relação a imagem do jogador, que virou meme nas redes sociais, devido aos episódios de duras caídas ao chão, choro, um pouquinho de drama e atuação digna de cinema, que já devíamos esperar dele, sabendo que sua namorada é uma atriz Global !


CONFIRA O VÍDEO NA ÍNTEGRA



Nem bem esquecemos o desastre da campanha da Gillette e veio ao ar a propaganda de dia dos pais  da Sodiê, que trazia como protagonista Wesley Safadão. O mesmo que estava há uma semana envolvido numa briga com a ex-mulher para diminuir o valor da pensão do filho.


Novamente o público está reagindo negativamente, já que não tinha um momento mais inoportuno para colocar o Wesley Safadão como astro de um comercial do Dia dos Pais. 


O discurso de Safadão no comercial dizia o seguinte:


“Sabe aquele paizão que você sempre pode contar? Ele merece uma doce surpresa no seu dia especial! Feliz Dia dos Pais da Sodiê para você!”


Na internet, a publicidade está cada vez mais voltada para a marca, o que é muito bom, já que um conteúdo orgânico é disseminado rapidamente. Só não podemos esquecer que o contrário também é verdadeiro.

Uma campanha que não é vista positivamente pelos internautas pode comprometer a imagem da marca por muito tempo.


Após a rejeição do público em relação ao vídeo publicitário de 30 segundos, a Sodiê se retratou, explicando o ocorrido, e retirou o comercial do ar.

“Gostariamos de esclarecer que a escolha do cantor para ser garoto propaganda da marca aconteceu no final de 2017 por ter forte apelo e credibilidade junto ao público do Norte e Nordeste do País, regiões que a franquia tem grande interesse em expansão. Entendemos que o caso foi isolado e imediatamente resolvido pelo cantor, mas frente a postagem não bem sucedida retiramos o vídeo do ar.”


As redes sociais aproximaram os diferentes públicos e empoderaram as minorias, dando voz a todos. As críticas foram duras e geraram uma preocupante repercussão que deixou as marcas de cabelo em pé! 

Por este motivo, é sempre bom pensar antes de usar estratégias como “fale bem ou fale mal, mas falem de mim”.

Nem sempre haverá um resultado esperado, mesmo para um público de aparente memória fraca como o brasileiro.


8 visualizações0 comentário
bottom of page