Livestream da Nasa na Twitch: Um grande passo para a transmissão ao vivo


Um pequeno passo para a Transmissão ao Vivo, um grande passo para a workstream


Este foi um daqueles finais de semana históricos que serão lembrados nos livros de história da cultura digital. Se é que alguém está escrevendo este livro, algumas passagens são marcantes e mudam a mente de muitas pessoas sobre o assunto.


O que é a Twitch.tv?

A Twitch é a uma das mais populares plataformas de livestream (transmissão ao vivo) do mundo. Sua fama é de que é apenas uma plataforma onde as pessoas jogam seus jogos e outros assistem.

Cheia de ferramentas interativas criadas especialmente para a transmissão ao vivo de Games, a Twitch.tv hoje é a maior rede competindo com: Facebook Live, Mixer da Microsoft, Youtube Gaming.

A rede tem um pai bem grande, a Amazon. O que dá um folego infinito para crescimento, já que a empresa tem uma postura extremamente agressiva no domínio do território digital.


Quem é a NASA e qual a importância desta Workstream?

A NASA é simplesmente uma das organizações mais importantes dos Estados Unidos e do Mundo.

"A National Aeronautics and Space Administration ou Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço é uma agência do Governo Federal dos Estados Unidos responsável pela pesquisa e desenvolvimento de tecnologias e programas de exploração espacial"

Já há algum tempo a Nasa tem realizado algumas transmissões ao vivo, mas nenhuma teve tanta importância como a transmissão ao vivo realizada no dia 30 de Julho de 2020.

A Twitch.tv é um canal extremamente jovem e impopular no mundo corporativo. Seu posicionamento é direcionado ao mundo dos games e por essa razão que esta transmissão se torna tão importante.

A proporção ainda é maior no Youtube, mas se considerarmos a popularidade da plataforma e seu volume de acesso. A Velocidade que a Twitch cresce assusta cada vez mais os sites mais populares do mundo.

Outro ponto importante é o tema da transmissão. Diferente do resto do conteúdo da Twitch, o conteúdo da NASA foi um TalkShow com os astronautas e que teve relação ZERO com o mundo dos games.


A transmissão ao vivo é tão marcante, pois ela mostra um tipo de transmissão ao vivo que não estamos acostumados a ver. Ela mostra praticamente vários coisas que são corriqueiras da vida dos astronautas ou do que está por trás da NASA que para nós é algo muito interessante.

Assim como mostrar o dia a dia de uma pessoa pode parecer simplório, as pessoas tem um verdadeiro fetiche por fazer parte disso. Basta lembrar que o Big Brother Brasil, o BBB faz tanto sucesso. Todos somos um pouco Voyer neste sentido. Podemos dizer que a transmissão ao vivo está mudando a forma como as pessoas vão produzir conteúdo.

Dizer que tudo isso foi responsabilidade da NASA seria exagero. Também devemos lembrar qual a situação atual em que vivemos. O mundo Pós-pandemia COVID-19 também colabora para o crescimento dessas plataformas. O Crescimento pode ser notado e conferido facilmente em sites de tendência de Busca como o Google Trends.



Qual será o impacto da Transmissão Ao Vivo para profissionais e empresas?


A possibilidade de qualquer pessoa realizar transmissão ao vivo torna a produção de conteúdo algo deliciosamente perigoso. Ainda é um assunto tratado de forma muito cuidadosa por empresas como o Facebook ou o Youtube, e de forma mais ousada por empresas menores. Uma das lives mais marcantes do Facebook foi a viralização da transmissão ao vivo de um massacre que acontece em uma mesquita na nova zelândia. Este acontecimento acende um alerta contra a transmissão ao vivo, mas também mostra toda a força desse tipo de conteúdo. Durante 17 minutos, o assassino filma a invasão e o assassinato de dezenas de pessoas em uma live que ninguém entendia se era realidade ou uma cena de videogames.


Acelerado pela transformação digital COVID-19, cada vez mais empresas e profissionais vão começar a realizar transmissões ao vivo. De forma ainda tímida e cheia de vícios da comunicação tradicional, ainda há muitas barreiras que precisam cair antes da livestream corporativa se tornar uma realidade produtiva.



A Mixer é a plataforma de LiveStream da Microsoft. Atualmente é a plataforma que tem a melhor tecnologia e tempo de resposta. Atualmente é a única que suporta o FTL (Fast Then Light), uma tecnologia que permite transmitir ao vivo com uma alta qualidade e um baixo tempo de atraso.


🔴Ao Vivo - #workstream - https://mixer.com/TrianonsZ


A Workstream pode mostrar temas sérios e até painéis em tempo real com resultados.


As ferramentas e mecânicas por trás das transmissões ao vivo de games ainda é algo pouco explorado no mundo corporativo.

Na imagem abaixo você pode verificar um sistema de fidelidade de Livestream que recompensa os espectadores por tempo na transmissão e volume de interações. Essas mecânicas são utilizadas por todos os streamers de sucesso, que ainda é um mistério para as empresas.

Se quiser conferir o sistema funcionando, basta acessar no link: https://mixer.com/TrianonsZ




Mais detalhes sobre Wokstream, dicas de equipamento e aplicação no trabalho. Acesse:

O que é Workstream, as transmissões ao vivo de trabalho?



Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/NASA

https://www.twitch.tv/nasa


47 visualizações
Transformador Digital

Juliano Kimura

(11) 996 936 340

©2020 por Juliano Kimura - Transformador Digital - juliano@trianons.com.br
CPF - 298.370.138-77
Rua Cardeal Arcoverde, 928 - Pinheiros - SP