Facebook, Whatsapp e Instagram fora do ar: Lições importantes de Marketing Digital
top of page

Facebook, Whatsapp e Instagram fora do ar: Lições importantes de Marketing Digital

Atualizado: 2 de fev. de 2022





O que podemos aprender com o apagão do império Facebook?


Esse é um daqueles momentos que a gente se dá conta o quanto o Marketing Digital ficou mal acostumado com as redes sociais. Não apenas o marketing, mas o empreendedorismo em si. Muito do que aprendemos sobre as redes sociais é pautada em preconceito e falsas crenças. Este é um daqueles momentos do qual as pessoas vão se dar conta do quanto estão perdendo por serem contra a própria cultura e essência da Internet. A internet é um ambiente naturalmente caótico , aberto, livre , distribuído e compartilhado. Muito do aprendemos sobre internet e comunicação digital acaba indo contra esses valores. Muitos esquecem do que faz a internet, A internet.

Lição 1: Nunca coloque todos os ovos em uma só cesta

Marketing Digital é um ambiente infinito e vasto, estar centralizado em apenas um canal é se manter refém . Tenha pelo menos um ambiente que você tem quase 100% de controle. Empresas com 99% do faturamento vindo do Facebook , Instagram e Whatsapp neste momento estão entrando em pânico.

Os Gurus da internet que pregavam contra o multicanais e viviam dizendo que é melhor focar em um lugar só podem ter falido empresas com seu discurso baseado em "Achismo".


Lição 2: Seja rápido, ágil e não perca tempo


Tome decisões e seja ágil. Essa não é hora de perder tempo, buscar alternativas e pensar em como melhorar é a hora. Começar campanhas em novas mídias e não perder tempo. O Blackout do Facebook pode ser um sinal importante para o fim de uma era.


Lição 3: Tenha sempre um Backup


Essa é uma lição dura que pode ser aprendida da pior forma possível. Você que tira fotos e publica vídeos sempre acaba confiando o armazenamento desses conteúdos nas redes sociais. Se um dia acontecer de uma rede social cair, você pode literalmente perder todos os arquivos que você produziu.

Na agência, eu sempre mantenho pastas de cada projeto onde publicamos todo o material que a gente produz. Além de espalhar o conteúdo e diversificar os canais.

Este é o fim de uma era?


O Blackout do Facebook e seus filhotes, Instagram e Whastapp, acendem uma discussão importante sobre a internet. Há muito tempo uma discussão que girou em torno de SOPA e PIPA quase uma década atrás já defendia a internet e sua liberdade. Esse movimento enfraqueceu muito com a morte de Aaron Swartz.

A própria internet mudou a forma como ela é utilizada e muitas pessoas pregam uma necessidade de controle sobre a internet. Esse mesmo controle vai contra o caos criativo que é a internet. A liberdade de criar, empreender e fazer de muitas formas diferentes. Isso tem tudo a ver com a Pluralidade de ideias.



Vídeo obrigatório para entender a questão de liberdade e acesso a internet




407 visualizações0 comentário
bottom of page