top of page

A Era da Autenticidade Digital: Provando sua Humanidade na Internet com WorldID

Como o WorldID Estabelece Identidades Únicas e Seguras em um Mundo Dominado pela IA


À medida que a inteligência artificial (IA) avança, torna-se cada vez mais importante diferenciar entre conteúdos gerados por humanos e por IA na internet. A prova de pessoa (Proof of Personhood - PoP) aborda algumas das principais considerações trazidas pela era da IA: (1) proteção contra ataques sybil e (2) minimização da propagação de desinformação gerada por IA. O World ID é um "passaporte" digital que pode ser usado para provar de forma privada a unicidade e a humanidade online. A Worldcoin publicou recursos detalhados para fornecer mais informações sobre a prova de pessoa e o World ID.

A inteligência artificial está avançando rapidamente. Com isso, está se tornando cada vez mais importante para as pessoas poderem diferenciar entre conteúdos gerados por humanos e por IA online.

É aqui que entra a prova de pessoa.


O que é prova de pessoa?

Em resumo, a prova de pessoa (PoP) é um mecanismo que verifica digitalmente a humanidade e a unicidade de um indivíduo. Pode ser considerado como o primeiro e mais fundamental bloco de construção na estabelecimento da identidade digital.

A Worldcoin desenvolveu o World ID, um protocolo de identidade aberto que pode ser usado para provar a unicidade e a humanidade de um indivíduo online, preservando sua privacidade.


Por que a prova de pessoa é necessária?

A IA avançada pode ser uma ferramenta capacitadora. Como todas as tecnologias emergentes, no entanto, introduz considerações novas e complexas, incluindo:

- Proteção contra ataques sybil, ou ataques online de múltiplas identidades pseudônimas geradas por um único atacante.

- Prevenção da disseminação de conteúdo realista gerado por IA, destinado a enganar ou espalhar desinformação em larga escala.

A prova de pessoa aborda ambos os pontos.

Primeiro, o PoP fornece uma limitação natural através da verificação de conta, eliminando essencialmente os ataques sybil em qualquer escala notável. Segundo, permite a filtragem de conteúdo: por exemplo, permitindo apenas conteúdo de contas que foram confirmadas como pertencentes a um humano único. Isso ajuda a abordar a propagação viral de desinformação gerada por IA.

O PoP não deve ser visto como uma solução completa, mas sim como um importante primeiro passo no estabelecimento de uma rede global de identidades humanas únicas. Se alcançado em uma escala grande o suficiente, os benefícios sociais potenciais são consideráveis.


Como o Worldcoin pode ajudar a estabelecer a prova de pessoa?

O World ID é um protocolo de identidade aberto e sem permissão desenvolvido para ajudar a estabelecer o PoP em escala global.

Contribuidores do projeto Worldcoin construíram um dispositivo de hardware avançado chamado orb que verifica a humanidade e unicidade usando um código de íris.

Mais informações sobre a entropia da íris e sua relação com o PoP podem ser encontradas aqui. Informações adicionais sobre a segurança de dados da Worldcoin podem ser encontradas aqui. Informações adicionais sobre a conformidade regulatória da Worldcoin podem ser encontradas aqui. Uma vez que uma pessoa verifica sua humanidade, ela pode receber um World ID totalmente verificado em uma carteira digital compatível. O primeiro desses aplicativos é o World App, construído pela Tools for Humanity, no entanto, mais se tornarão disponíveis à medida que o projeto cresce.

O World ID funciona como um "passaporte" digital que vive localmente no telefone do titular e pode ser usado para provar de forma privada que são uma pessoa real e única. Essa privacidade é possível graças ao uso de provas de conhecimento zero (ZKP) que impedem terceiros de conhecer a chave pública do World ID de uma pessoa ou rastreá-la em aplicativos. ZKPs também protegem o uso do World ID de ser vinculado ao código de íris da pessoa ou a qualquer dado usado em sua criação.


Mais recursos para entender a prova de pessoa

Os seguintes artigos fornecem mais detalhes sobre o PoP, bem como outras considerações importantes a seu respeito:

- Humanidade na Era da IA

- Abrindo o Orb: Um olhar por dentro do dispositivo de imagem biométrica da Worldcoin

- Uma introdução a ZKPs, Semaphore e World ID

Você também pode se manter informado participando das conversas diárias no Twitter/X, Telegram, Discord, YouTube e LinkedIn ou inscrevendo-se na newsletter do blog na parte inferior desta página.

Informações adicionais importantes sobre o projeto estão disponíveis no whitepaper do protocolo Worldcoin.


7 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page