10 tendências do futuro que viraram realidade pelo Covid-19

O segundo trimestre de 2020 marcou o Brasil com a quarentena assim como o Corona Vírus marcou a humanidade. Ao mesmo tempo que muitas coisas despencaram um universo de novas oportunidades surgiu na mesma proporção.

Abaixo listei tendências que foram "aceleradas" através das mudanças. Pessoas mais preocupadas e novos fatores de decisão. Vocês vão perceber que muitas tendências se conectam como uma rede e, sim, elas estão correlacionadas.


HomeOffice e o mundo remoto


Antes da pandemia apenas um percentual baixo de empresas começaram suas experiências com trabalho de casa. Porém, nesse primeiro era interessante perceber que as empresas ofereciam homeoffice não como uma opção, mas sim como uma espécie de beneficio.


Além disso muito microempreendedores e empreendedores individuais já atuavam trabalhando home office, nesse cenário quase não houve mudança.


O que as pessoas aprenderam com o Home Office?

Trabalhar de casa (Trabalhar remoto) é realmente uma excelente opção para profissionais e para as empresas. Porém, nem todos estão preparados. O ambiente despreparado para trabalhar de casa é um grande risco, pois via desde a falta de internet até os ruídos do ambiente familiar. Do lado das empresas ainda faltam processos e fluxo de trabalhos alinhados com a nova realidade.



Smart Selfie (Autonomia Inteligente)


A autonomia é u m dos principais fatores de sucesso de um profissional e sua carreira. Capacidade de criar, gerar valor, acelerar processos e foco em solução é algo que as pessoas costumam chamar de Proatividade.

Ser autossuficiente para solucionar problemas e fazer coisas sem dependência é algo que não para de crescer. Um bom exemplo seria o Duolingo. Você poder estudar idiomas com uma qualidade altíssima totalmente gratuito. Ou mesmo, usar aplicativos e sites na internet para fazer design sem ser design. Centenas de milhares de cursos a distância e muitos dele com alta qualidade custando barato ou gratuitos.

Mais autodidatas, mais autônomos, mais automáticos, mais autossuficientes...


Livestream - Transmissão ao vivo


O mercado de transmissão ao vivo tem inicio no cenário dos jogos eletrônicos (Games), um mercado que vem crescendo rapidamente nos últimos anos. A pandemia teve impacto especial nesse cenário, pois onde os games vem avançando rapidamente os outros mercados apenas começaram a prestar atenção pós-pandemia. O cenário de música, show, business e outros segmentos ainda encontram grande dificuldade para entrar no mundo da livestream.

Além disso, produtos relacionados ao mercado de transmissão ao vivo tiveram suas vendas incrementadas e em alguns momentos e lugares houve falta de produtos suficientes (Webcams, headsets, microfones, etc)



Transformação Digital


A transformação digital anunciada há anos parece que finalmente surtiu efeito. De dois anos pra cá empresas de pesquisa (A principal dela sendo a Gartner) e estudo lançaram o termo Digital Transformation, dizendo que muitas empresas não vão sobreviver se não se transformarem.

Eu gosto de ir além, a transformação digital é algo que acontece em diferentes níveis. Pode acontecer na vida pessoal ou profissional das pessoas. Pode acontecer também em nível corporativo, governamental e sistêmico.

A transformação digital acontece em diferentes segmentos de diferentes formas em diferentes momentos. Um dos maiores problema é que muitas vezes as pessoas estão em um momento diferente do momento das empresas em que trabalham. É muito comum que pessoas usem mais tecnologias em seu dia a dia do que as empresas, porém também ocorre o inverso. Muitas vezes as empresas já estão adotando novas ferramentas e estão avançadas na transformação digital e os profissionais que não estão acompanhando o ritmo. Sendo muitas vezes o profissional não está preparado para utilizar as ferramentas adotadas pela empresa.


Empreendedorismo Instantâneo


As pessoas podem se tornar empreendedores apenas se cadastrando em um site. Cada vez mais sites estão colocando ferramentas no ar que possibilitam pessoas ganharem dinheiro. Seja com revenda, representação ou mesmo com curadoria; as pessoas agora podem empreender com praticamente qualquer coisa na internet de uma forma rápida e com poucos cliques. Um dos melhores exemplos é a Magazine Luiza que permite que cada um crie seu próprio ecommerce venda produtos com sua curadoria e ganhem boas comissões .


Prosumidor (Prosumers)


Todo consumidor também é um produtor de conteúdo. Todo produtor de conteúdo é um potencial micro influenciador.

Em um mercado onde a credibilidade da marca está muito influenciado pelo boca a boca, os consumidores opinarem sobre o valor de uma marca ganha cada vez mais força. Recomendar um produto ou serviço é algo que tem valor acima da média e ganha ainda mais força com as pessoas não podendo visitar lojas físicas e conversar com vendedores presenciais.

Saber a opinião das pessoas pela internet, mesmo que seja um desconhecido tem maior peso do que propagandas e publicações patrocinadas.


Empoderamento pelas marcas (Catalizadores de Mudança)


Algumas marcas vem trabalhando para cultivar seu próprio público, muitas vezes pegando pela mãozinha e dando a possibilidade de que elas ganhem dinheiro e conhecimento de graça para que no futuro se tornem representantes da marca e clientes.


Muito para Muito (Many to Many)


De muitos para muitos é um conceito de descentralização muito comum na internet. O entendimento de conceitos simples como este são ESSENCIAIS para evolução do mercado. A mudança acontece não apenas nas relações entre vendedor e consumidor, mas ela passa a existir em diferentes níveis. Olhando os gráficos abaixo você entende que precisa mudar até mesmo os modelos de negócio. Ser multicanais, criar revendas e aumentar conexões já não é tendência, mas é essencial pra sobreviver nesse momento em que modelos tradicionais não se sustentam.



A cultura da internet


O mundo Smart surge com o que chamamos de WYSWYG (What you see is what you get) em um momento em que falávamos muito sobre web 2.0. Com o problema da pandemia, a internet começou a desempenhar um papel ainda mais prioritário na vida das pessoas. Não apenas no seu passatempo ou no relacionamento interpessoal, mas passa a ser necessidade no meio profissional e, para empreendedores, algo extremamente vital.

Gerenciamento de projetos, plataformas de conhecimento colaborativo, crowdsourcing e crowdfunding... Empresas veem na tecnologia a única opção para sobreviver e e se manter competitiva.


Comunidades (Tribalismo)


As microcomunidades vão crescer e ganhar cada vez mais influência na comunicação digital



Curadoria Digital


Em um mundo de produção de conteúdo abundante com crescimento exponencial, o papel dos curadores se torna cada vez mais importante. Nesse cenário






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