10 dicas pra ser criativo em um mundo de mesmices
top of page

10 dicas pra ser criativo em um mundo de mesmices


POST PUBLICADO EM: TRIANONS

Fazer algo criativo é uma missão impossível em um mundo tão rápido e veloz. Ser diferente ou mesmo criar algo original e inédito depende de muitos fatores. Aqui vão  dez dicas para ser mais criativo, pequenas recomendações de atitudes que podem impactar diretamente em como as pessoas veêm seu trabalho. Aproveite!

  1. Assuma os riscos – Criar ou inovar é uma atitude de risco. Aquele ditado: “Em time que está ganhando não se mexe” talvez não faça mais sentido. Estar preso neste velho ditado é o mesmo que dizer que não há o que melhorar.  Mesmo nos times vencedores as empresas continuam inovando e agregando valor. Empresas que estão estagnadas em processos ou rotinas podem fazer bem o feijão com arroz e correm o risco de serem superadas em pouco tempo.

  2. Questione as regras – Uma regra que te impede de realizar algo pode estar errada. As regras foram feitas para serem desafiadas e melhorar nossa capacidade criativa. Se você encarar as regras como proibitivas, você nunca será capaz de inovar ou criar algo diferente. As regras podem ser pequenas barreiras que podem exercitar sua criatividade. Pode ser proibido pular o muro, mas como eu faço para entrar?

  3. Adote a postura de quem viabiliza as ideias – Ao invés de enxergar as barreiras, tente focar na execução. Uma prática interessante é começar as frases substituindo o “Não, pois…” pelo “Sim, se…”. Experimente!

  4. Questione os resultados anteriores – Uma ideia mal executada pode ser um fracasso, porém a mesma ideia se executada de uma outra maneira pode ter sucesso. Não podemos deixar que esse exemplo de fracasso invalide ideias promissoras, a experiência anterior dentro de um novo cenário não significa nada.

  5. Saiba a hora certa de mudar de direção – Você deve persistir em sua ideia, mas deve saber a hora certa de mudar de direção. Recuar não significa que você desistiu, apenas que os recursos necessários ou o cenário atual não é adequado. O sucesso de uma ideia depende da hora, local e recursos certos. Mudar de direção também te permite focar esforços em uma nova ideia.

  6. Cometa erros maravilhosos – Errar é um processo necessário na inovação. As pessoas que realizam coisas realmente diferentes tiveram que errar diversas vezes para construir sua obra-prima.

  7. Recicle e incorpore o aprendizado – O aprendizado e seu repertório devem evoluir constantemente. A criatividade funciona melhor com um repertório mais variado. Executar, errar, avaliar e incorporar.

  8. Compartilhe sua experiência – Expor suas atividades criativas permite você colher informações valiosas. Entender qual a percepção que as pessoas tem do que você faz é essencial nesse processo.

  9. Tenha coragem e corra os riscos – Fazer algo diferente implica em riscos. O segredo está em avaliar quais os riscos que valem a pena. Essa avaliação deve considerar principalmente quanto tempo você deve investir. O tempo é seu recurso mais valioso, ele não pode ser comprado ou alugado. Executar suas ideias de maneira eficiente é uma calculo simples entre o custo x benefício.

  10. Divirta-se – Nesse processo criativo, a diversão é a cereja do bolo. A alegria contagia e tudo que você faz transborda dessa mesma energia. Uma mente apática trabalha pouco o lado emocional e “colorido” de se fazer as coisas. Se for legal pra você, será legal para os outros.


10-dicas-para-ser-mais-criativo-ideias-repertorio-cases-case-exemplo-marketing-conteudo-producao-planejamento-inovacao-inovar-inove

Se quiser ir além dessas dicas você pode procurar se especializar com cursos de inovação e criatividade. Abaixo segue uma lista de cursos podem ampliar seus horizontes:

9 visualizações0 comentário
bottom of page