Capítulo 3 - Empoderar, usar e impactar - Parte 1
ESTAR OU NÃO ESTAR NAS REDES SOCIAIS?
ESTAR OU NÃO ESTAR NAS REDES SOCIAIS?
As empresas ainda estão aprendendo a usar redes sociais para trabalho. Algo natural, já que é fato que todas as novas plataformas de comunicação estão definindo uma nova velocidade para os profissionais de todos os ramos. Para as empresas que ainda proíbem o uso da internet e restringem seus acessos, fica um recado:
A MÍDIA SOCIAL DEVE SER TRATADA COMO MÍDIA.
Custa entender que algumas empresas ainda não acreditam no potencial latente da internet. Um ambiente em que quase tudo se torna escalável e ganha novas proporções é um grande aliado para qualquer negócio! Claro, compreender que uma cultura diferente vem emergindo, com força, soa assustador e totalmente sem controle para algumas empresas. Entretanto, aquelas que se preparam para a onda se formando poderão aproveitar para surfar nela. Fazer esta analogia com o surfe pode parecer estranho, mas é a metáfora mais próxima da realidade. Quanto mais uma empresa demorar para se adequar às redes digitais, maior será o desafio para os novos gestores que assumirão a responsabilidade sobre a transformação do mercado e a evolução dos modelos de negócio, que ano após ano vêm se reinventando. Afinal, entender qual a influência do vento e dos corais na formação das ondas pode ajudar, porém ninguém nunca saberá onde ela vai surgir. O melhor a se fazer é estar preparado para aproveitar o momento que a onda perfeita aparecer. Se você deseja que sua empresa use a internet de maneira saudável, é preciso dizer isso a ela. E, mais que isso, é preciso ensinar sobre como fazer isso de maneira saudável. Caso contrário, quando algo der errado, você não poderá culpar ninguém pelo erro.
OS TRÊS PILARES DA PRESENÇA DIGITAL
Com vocês, os três Ss O marketing digital tem três grandes pilares
Otimização de relevância - São técnicas para aumentar a relevância de sua marca, através de conteúdo, para elevar sua presença digital com foco em SEO (Search Engine Optimization).
Publicidade Digital - São ferramentas de anúncios e campanhas digitais, mídias pagas na internet que permitem alcançar mais pessoas. Diferentemente da publicidade tradicional, existem duas qualidades principais para os marketeiros: a alta qualidade de segmentação e sua mensuração exata. O ápice do SEM (Search Engine Marketing) foi em meados de 2009, quando muito se falava sobre Links patrocinados.
Redes Sociais - As redes sociais transformaram e democratizaram a forma como todos se comunicam. Influenciadores, gestão de comunidade, conteúdo relevante e inbound marketing são peças fundamentais para o SMM (Social Media Marketing).
A presença digital é constituída de uma série de fatores. Então, como descobrir em que passo sua companhia está? Quando trabalhamos neste elemento, é preciso entender todos os pontos importantes para a construção de uma presença digital forte. E o ponto de partida é uma pergunta simples: como as pessoas encontram você ou sua empresa? O Mapa de Presença Digital é criado para responder a esta e outras perguntas, além de facilitar a execução de um DiagPlan (Diagnóstico e planejamento). O mapa lista os principais pontos de atenção - tanto positivos quanto negativos - para sua empresa na internet. Com o mapa é possível fazer um diagnóstico de presença digital, cujo objetivo principal é descobrir oportunidades na internet. Uma análise bem trabalhada permite entender como usufruir do máximo da rede para obter resultados. Por fim, monta-se o planejamento de presença digital em cima do diagnóstico. Seu objetivo é apresentar um plano de execução para as principais oportunidades detectadas no diagnóstico. O ideal é que o planejamento apresente soluções completas, compreendendo os recursos necessários e cronograma de implementação.
O Mapa da Presença Digital criado em 2012 por Juliano Kimura