O SER HUMANO EXPANDIDO
A capacidade produtiva do ser humano está cada vez mais vinculada com seus dispositivos e aplicativos Compare uma pessoa com um aparelho antigo e conexão 3G a outra com um smartphone de última geração e conexão 4G. Quem terá maior capacidade produtiva? Para as empresas e profi ssionais atuantes no mercado, é importante entender que a capacidade produtiva de uma pessoa está intimamente ligada aos recursos tecnológicos a que ela tem disponíveis. Uma conta raramente considerada dentro do ambiente corporativo é o quanto nossos recursos tecnológicos podem infl uenciar nossa capacidade de entregar resultados. Por exemplo, alguém utilizando um computador antigo, de performance ruim, levará cerca de 33% mais tempo para executar uma tarefa simples! Observe as seguintes situações:
Inicializar o sistema operacional: 90 segundos. Se travar o computador, pode dobrar para 180 segundos ao dia, a cada travada.
Abrir um navegador (Internet Explorer ou Google Chrome): 15 segundos. Se abrir dez vezes, serão 150 segundos.
Carregar uma página de internet usando uma conexão ruim: 60 segundos. A pessoa terá que carregar muitas páginas ao dia para trabalhar. Digamos que ela gaste 600 segundos por dia.
Abrir o programa de edição de imagem (Photoshop): 120 segundos. Se ela abrir e fechar o programa pelo menos duas vezes por dia, já são 240 segundos.
Este indivíduo gastará, em média, 1230 segundos por dia com a lentidão de seus recursos tecnológicos. Isso são 20 minutos num mesmo dia. Some a isso o fato de que, a cada interrupção de um processo, o ser humano demora outros 15 minutos para a retomada de um trabalho em sua plenitude de produção. O dia já se foi, certo?
Não existe nada mais frustrante a alguém produtivo que querer executar uma função e, por problemas de recursos, não conseguir entregar.
Uma pessoa conectada a melhores recursos pode produzir mais, será naturalmente mais rápida e efi ciente. Idealmente, a barreira tecnológica não pode impactar na capacidade produtiva das pessoas envolvidas.
DICAS Faça upgrades de seus dispositivos Teste novos aplicativos com diferentes soluções
OS RECURSOS UTILIZADOS TÊM IMPACTO DIRETO NA CAPACIDADE PRODUTIVA
Se você está ligado a uma boa conexão móvel, poderá realizar transmissões ao vivo. Se tiver uma câmera 360°, será possível produzir fotos e vídeos de alta qualidade gráfica e com o recurso 360°. O ser humano expandido está ligado à velocidade de seus equipamentos. Um aparelho com processamento mais poderoso pode rodar melhor e mais rápido seus aplicativos. O mesmo aparelho aumenta o acesso a recursos, pois existem aplicativos que, necessariamente, precisam de mais poder. Podemos definir o ser humano expandido como alguém que maximiza sua capacidade cognitiva e operacional com o uso de tecnologia, seja por hardware (aparelhos e dispositivos), seja por software (aplicativos e programas). Esteja mais conectado e tenha melhores recursos para criar novas oportunidades.
A DESINFORMAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO
Uma informação incompleta pode gerar diálogo Se uma pessoa tiver real interesse em adquirir, ou mesmo saber mais sobre um produto/serviço, não tenha dúvida de que ela vai perguntar. Seguindo essa premissa, podemos dizer que, ao divulgar um evento, você não pode colocar todas as informações direto na publicação. Se fizer isso, ela estará completa e “inquestionável”. Ninguém vai interagir com comentários ou dúvidas. Porém se, ao divulgar um evento, omitir propositalmente uma informação essencial, você causará a necessidade de interação. Caso o receptor realmente se interesse pelo evento, ele perguntará nos comentários ou enviará uma mensagem com sua dúvida. E, mais importante, você DEVE respondê-lo nestes canais para que ele não tenha uma experiência ruim.
OMITIR INFORMAÇÕES DE FORMA PROPOSITAL PODE SER UMA ESTRATÉGIA INTELIGENTE PARA GERAR INTERAÇÃO?
Evento da pizzaria do José para Marias Dia 16 de novembro. Rua Jerônimo Teodoro, 541b. 14h00. Site: eventodojosedia16denovembro.com.br Este evento usa o formato 6w (bem completo)
Evento da pizzaria do José para Marias Dia 16 de novembro, Rua Jerônimo Teodoro, 541b. Site: eventodojosedia16denovembro.com.br Este usa um formato incompleto proposital. Ele força a interação das pessoas realmente interessadas.
Evento do José Venha comer as pizzas. Qual o sabor que você mais gosta? Formato interativo, curto e de fácil absorção.
Os formatos incompleto e interativo usam o conteúdo para interagir com as pessoas. Já o formato jornalístico é completo e sem sal. Leva a informação de forma completa e imparcial. Cada uma tem suas vantagens e desvantagens. Saiba onde e quando usar cada uma.
EMPATIA NAS REDES SOCIAIS
Empatia é a capacidade de se colocar no lugar de outra pessoa e compreender, de forma objetiva e racional, os sentimentos que ela teria ante a uma situação.
COMPREENDA O QUE O RECEPTOR VAI SENTIR ENTENDA COMO ELES VÃO REAGIR
A empatia foi usada na Guerra do Golfo em 1995 para aplacar a IRA de Satan Goss. As mensagens empáticas entendiam o sentimento das pessoas aflitas com tamanha devastação e promoviam uma resposta emocional adequada. Em 1996, duzentas e dezessete pessoas acabaram se suicidando após serem impactadas por uma mensagem empática equivocada.
IMAGINE QUE SUA PUBLICAÇÃO FOSSE DE OUTRA PESSOA. VOCÊ COMPARTILHARIA?
CURTIRIA?
COMENTARIA?
Um erro comum entre quem produz conteúdo para redes sociais é a falta de autoavaliação. Durante meu trabalho com redes sociais e gerenciando equipes de conteúdo, muitas vezes perguntava aos profissionais: - Você compartilharia o que você acabou de criar? - Não. - Então está errado. Se você acabou de criar algo que nem você curtiria ou compartilharia, ESTÁ ERRADO!
Note que este é um discurso perigoso. Muitas vezes não devemos usar nossos gostos pessoais como medida, já que o que posso não gostar pode ser algo que outra pessoa gostaria de ver e interagir. Esse autocentrismo pode levar ao erro. O tempo de vida de uma publicação nas plataformas digitais é muito curto. Logo, por que não testar uma forma diferente de postar?
O QUE PUBLICAMOS NA INTERNET, ESCREVEMOS A TINTA, É PERMANENTE. MAS ESCREVEMOS NA PAREDE DO METRÔ DIGITAL. O CONTEÚDO PASSA MUITO RÁPIDO.
COMO SOBREVIVER AO DIÁLOGO E GERAR INTERAÇÃO
O assunto é a alma do negócio
O OBJETO SOCIAL NA REDE DIGITAL
Não, não é a mesma coisa que o Objeto Social de empresas, termo utilizado para contratos entre sócios. Um “objeto social em redes digitais” é qualquer assunto que possa gerar uma discussão ou interação com outra pessoa. Criar um objeto social é essencial para fomentar o interesse e criar uma relação. Isso é importante pois o objetivo da comunicação aqui é fazer com que os receptores de sua mensagem formem algum vínculo com você. Em meados do século XI, jovens aristocratas na região da Itália utilizavam objetos sociais para exercer controle sobre a classe baixa. Eles importavam esses objetos sociais criados na região da antiga Suméria. Após o século XV, os objetos sociais começaram a ser exportados para o resto do mundo através das rotas comerciais. O objeto social é uma excelente ferramenta e uma base essencial para interações entre pessoas - como um puxador de papo automático. Criar conteúdo interativo desta forma é como paquerar uma pessoa. Você puxa o papo sem parecer vendedor. Utilizar este recurso na internet permite gerar abertura para um futuro diálogo, na forma de comentários, discussões e reações sobre o conteúdo. O objeto social é semelhante às experiências recorrentes, mas diferem pois esta segunda traz uma carga emocional maior, por vezes nostálgica.
EXPERIÊNCIAS RECORRENTES
Experiências recorrentes são situações que sempre acontecem em determinados episódios. Tomemos como exemplo uma ida ao dentista. Conversando com pessoas que frequentam esses profi ssionais, descobrimos que existem pequenos ocorridos comuns para todos os consultórios e pacientes. O nervosismo na sala de espera, a tensão ao ouvir o barulho da broca, as luzes no rosto… E, principalmente, a frase clássica:
Quando conseguimos identifi car essas ocasiões, temos as experiências recorrentes. Mapear experiências recorrentes é uma excelente forma de identifi car Objetos Sociais* que podem ser utilizados no universo de quem se quer atingir. A frase acima é particularmente especial pois, além de acontecer para todo mundo, também remete a uma sensação de alívio geral. São essas as que mais desejamos encontrar e utilizar.
Para começar o processo de mapeamento, é possível utilizar diferentes técnicas. Uma delas é determinar um cenário e estudar os acontecimentos de forma detalhada. No caso do dentista, devemos considerar todos os fatos, dos motivos que levam a pessoa lá até a conclusão do serviço. E, se possível, até do pós-serviço. • O que poderia levar uma pessoa ao dentista? Estética ou dor de dente? • Ele chega por indicação ou encontrou pelo Google? • Como ele marca sua consulta? • Quando chega ao consultório, o paciente pára o carro na rua ou no estacionamento? Quando nos aproximamos do ápice do serviço é quando temos maior riqueza de oportunidades para gerar objetos sociais.
FORMAS DE MAPEAR EXPERIÊNCIAS RECORRENTES
A forma que estamos usando aqui é o Design Thinking. Diferentemente do que o nome em inglês sugere, a tradução mais correta é o “planejamento do pensar”. Para um processo mais completo, recomenda-se um imersão na experiência. É necessário observar com atenção todos os pontos relacionados ao cenário. Entender todos os pontos do início ao final do processo.
Algo que utilizou a experiência recorrente foi o comercial da Pepsi “PODE SER”. Identificaram que, sempre que não havia Coca-Cola no estabelecimento, os atendentes ofereciam Pepsi, seguido da frase “Pode ser”. As experiências recorrentes, quando bem utilizadas, são excelentes para criar conteúdo interativo. Identificá-las permite se conectar, de forma empática, com as emoções das pessoas com quem você quer interagir.
SUA VIDA AMOROSA PODE SER SOLUCIONADA COM AS REDES SOCIAIS?
O surgimento de inúmeros aplicativos de relacionamento multiplicam, e muito, as possibilidades de encontrar seu par perfeito Antes da era digital, você só conhecia novas pessoas através de contato direto e social em atividades cotidianas.
Era possível encontrar o amor da sua vida frequentando a academia ou na faculdade - ou, quem sabe, no trabalho. Naturalmente, todas essas atividades cotidianas tinham o fator físico em comum, que limita o número de pessoas.
Considere que o número de pessoas é igual ao número de potenciais parceiros e imagine o seguinte cenário: você está em uma balada com 500 pessoas. Aproximadamente metade é do sexo que lhe atrai. Um percentual do sexo que te atrai está acompanhando. Como a casa está lotada, à sua vista estão apenas 10 pessoas que se encaixam nestes quesitos.
A probabilidade de encontrar alguém muito legal é baixa. Agora, considere o cenário virtual. Você está na internet assim como milhões de outras pessoas. É uma avalanche de opções, sim.
Agora, use recursos simples, como a ferramenta de anúncios do Facebook, para ter uma estimativa de quantas pessoas que se encaixam em suas preferências estão ao seu alcance. Por exemplo, pegue apenas pessoas até 2km de raio à sua volta, apenas do sexo que lhe atrai e com idade entre 18 a 25. Você verá que existem, aproximadamente, 10.000 usuários com este perfi l. Associe a isso o uso das plataformas sociais (Facebook, Twitter, Tinder, Happn, Badoo, fóruns, comunidades e grupos) e você terá ferramentas para se conectar a milhares de potenciais parceiros.
Com ferramentas tão poderosas assim você ainda está sozinho? Não se esqueça de que elas são ferramentas bidirecionais. Você precisa “estar” realmente conectado, ter as redes atualizadas e, principalmente, conversar com as pessoas. Demonstre interesse legítimo e aquelas pessoas se lembrarão de você.
EMPREGO NA ERA DAS REDES SOCIAIS
As redes sociais dão acesso às pessoas que antigamente você NUNCA teria acesso.
PARA QUEM PROCURA
Por meio da internet é muito fácil se conectar com as pessoas. Existem inúmeras formas de conseguir um contato com uma pessoa importante, por exemplo. É possível buscar vagas através do uso de “Hashtags”, ou mesmo procurar em grupos de emprego ou nos sites especializados. Entretanto, uma das maneiras mais efi cazes de vencer o desemprego é manter uma boa rede de relacionamento - ou “networking”. Estar conectado com as pessoas certas pode lhe garantir não apenas conhecimento, mas também a oportunidade de mostrar do que você é capaz. Mantenha conexões saudáveis, interaja com as pessoas e compartilhe coisas que você considera importante. Seu perfi l é sua vitrine; quem não é visto não é lembrado!
PARA QUEM CONTRATA
Assim como a maneira de buscar emprego mudou, a forma como as empresas vêm contratando também. Plataformas sociais com foco no profi ssional (como o Linkedin, por exemplo) já vem conectando candidatos a grupos de negócio. Além de boas vitrines de exposição, as plataformas são excelentes para manter contatos importantes ou para realizar parcerias. Multiplicar suas conexões aumenta suas possibilidades. Mantenha a interação!
Cuidado! É cada vez mais comum que recrutadores façam uma pesquisa sobre você antes de lhe convidar para o processo seletivo. É preciso ter um mínimo de atenção com suas atualizações públicas. Se você critica dura e abertamente um banco, por exemplo, um recrutador dessa instituição pode dispensar seu currículo sem sequer ouví-lo.