POR IAN BLACK, DA NEW VEGAS
Pensar em mídia social é sempre uma tarefa intensa, pois é inescapável fazer isso sem considerar seu tamanho, importância e impacto em todos os os aspectos da nossa sociedade. Principalmente dos pontos de vista cultural e econômico. Não é raro encontrarmos exemplos de situações divididas em antes e depois, separadas por um abismo enorme ocasionado pela mídia social. Certa vez um amigo comparou o impacto dessas mudanças ao impacto causado pela vinda de Cristo. Eu arriscaria dizer, sem muito exagero, que a mudança agora é muito maior (e mais importante). Explicar, de forma ampla, organizada e coerente, o que é a mídia social e todas as suas nuances é uma tarefa bem difícil, dessas que não gosto nem de pensar em executar. Sobra admiração por aqueles que assumem essa missão sem medo. Admiração pela coragem e por um pouco de loucura. Classificar o Juliano como alguém corajoso e louco não é nenhum exagero. Existem aqueles que vão exaltar um lado ou outro, mas prefiro dosar com equilíbrio essas duas características; elas já são marcas registradas das suas peripécias em palestras, artigos e serviços. E, agora, vem o livro. O que mais gosto nessa sua mais nova empreitada é algo que o nosso mercado precisava. Quando digo “precisava”, me refiro à necessidade dos profissionais da área, mais ou menos experientes, de todos os tamanhos, de terem acesso a um material inédito, autêntico e recheado de referências sobre a fronteira mais difícil da comunicação. Para as pessoas que não atuam diretamente no mercado de comunicação, o livro também funciona como uma introdução à estrutura e ao pensamento que, juntos, estão provocando mudanças em aspectos da nossa sociedade até então imutáveis. Para essas pessoas, o livro servirá para expandir conceitos e elevar a compreensão para novos e interessantes níveis. O Livro Secreto das Redes Sociais tem o poder da abrangência e da profundidade. Foi feito com carinho, dedicação e a ambição de “servir bem e servir sempre” a todos. Os que por aqui passarem, certamente, encerrarão a experiência mais conscientes e mais felizes.
POR ANA TEX, EMPREENDEDORA, PALESTRANTE E CONSULTORA EM MARKETING DIGITAL
O Livro Secreto das Redes Sociais fará sua mente se abrir para a importância da comunicação nas novas mídias interativas. É um livro que contextualiza, de forma didática e prática, toda a transformação que tem acontecido na comunicação, o que é muito importante, porque poucas pessoas falam sobre isso. A maioria apenas sente o efeito dessas mudanças rápidas e bruscas. Novas profissões surgindo, novas formas de se relacionar, de ganhar dinheiro, de gerenciar seus negócios e suas vidas. Inúmeros novos aplicativos que fazem o que não era sequer pensado ou imaginado. O Livro Secreto das Redes Sociais vai clarear pontos que você talvez nem imagine. Apontará como nossas vidas estão sendo impactadas por algoritmos e indicará como podemos ter mais senso crítico. Este tipo de entendimento é essencial para você que quer clareza sobre este monte de informações que pipocam na sua frente. A obra será um excelente guia para qualquer pessoa que queira ter mais resultados na internet. Você entenderá o que viraliza na internet, quais conteúdos criar, como seu público se comporta em virtude dos algoritmos e quais os efeitos disso. Tudo lhe ajudará a agir de forma calculada na internet, tornando sua marca mais relevante e tendo mais entendimento sobre a revolução da comunicação que afeta nossas vidas.
O Livro Secreto das Redes Sociais é uma obra singular. O conteúdo que apresento é um conhecimento construído ao longo de mais de três décadas de experiência de vida - até aí, nada diferente do que se vê por aí. Mas minha principal preocupação aqui é usar minhas principais habilidades para escrever algo que fosse realmente transformador na vida pessoal e profissional das pessoas. Muitas pessoas pediram que abordasse outros temas, como ferramentas digitais, divulgação em redes sociais, criação de conteúdo publicitário, planejamento de marketing digital e muitos outros. Pensei muito e acabei chegando a algumas conclusões.
POR QUE NÃO UM LIVRO DE FERRAMENTAS DIGITAIS?
Ferramentas digitais são mutantes. Elas mudam o tempo todo. Posso citar dezenas de ferramentas e suas aplicações, mas não tenho nenhuma segurança de que elas ainda existirão quando você estiver lendo este livro. Seriam centenas de ferramentas, dos mais diversos tipos, mas que tornariam este livro muito temporal. Seria uma edição única, algo inútil. Por esta ótica, faz mais sentido ter uma revista de ferramentas digitais.
POR QUE NÃO UM LIVRO SOBRE “COMO USAR A REDE SOCIAL”?
A ideia de um livro tutorial, com passo a passo para usar a rede social, é muito interessante. Porém, também seria algo com prazo de validade. Qualquer obra que traga screenshots de algo no computador definitivamente estaria retratando algo temporário. Plataformas mudam muito rápido. Não é surpresa para ninguém acordar, acessar seu Facebook e ele estar totalmente diferente do dia anterior. Essa realidade torna um livro “tutorial” totalmente inútil. Uma obra com prazo de validade tão curto ficaria desatualizado mais rápido que o tempo de impressão e distribuição.
ALERTA: ESTE NÃO É UM LIVRO TÉCNICO. Também não é uma matéria chata. Não trato de uma ciência exata, mas sim do relacionamento das pessoas na era digital.
Este é um livro sobre a cultura criada em volta das redes sociais. Todos os dias temos milhões de pessoas publicando conteúdo, seja superficial, seja intelectual. E esse conteúdo vem crescendo exponencialmente a cada minuto. O
QUE ISSO SIGNIFICA?
QUAIS SUAS CONSEQUÊNCIAS?
ONDE VAMOS PARAR?
O QUE FAZER?
É SÉRIO?
COMO UTILIZAR ESTE LIVRO Este livro apresenta ideias de alto risco! Traz uma visão diferente sobre as redes sociais. Por este motivo, é uma obra que NÃO conta histórias mirabolantes nem contém receitas de bolo de como fazer algo dar certo. Em um cenário tão mutante como é a internet, é importante entender a razão de algo ser feito. Por exemplo, algo que funciona hoje pode deixar de funcionar amanhã, mas a razão desse algo ter sido criado sempre será a mesma. O objetivo final é sempre o mesmo! Entender a razão lhe permitirá antecipar mudanças, se adaptar às atualizações e moldar a maneira como você se comunica.
POR QUE as pessoas curtem as coisas?
POR QUE as pessoas comentam as coisas?
POR QUE as pessoas compartilham?
POR QUE as pessoas não recebem minhas atualizações?
POR QUE os sites mudam seus algoritmos de entrega?
POR QUE algumas pessoas ganham dinheiro na internet?
POR QUE algo viraliza?
POR QUE nos importamos tanto com as opiniões alheias?
Entenda o “COMO”
COMO as pessoas encontram você na internet?
O QUE FAZER
O QUE DEVO FAZER?
Em todas as palestras que realizei, tive depoimentos que abriram meus olhos. À medida que ministrava cada hora de aula ou fazia cada apresentação, fui desenvolvendo diferentes formas de transmitir meu conteúdo. Eu melhorava, gradualmente mas de forma constante, a forma de apresentar ideias e ilustrar cada ponto de forma clara. “Como” eu apresentava as ideias era o essencial. Minha palestra sempre foi muito produtiva, tanto para pessoas com muito conhecimento quanto para aquelas totalmente leigas no assunto. Essa era uma das minhas habilidades: a de transmitir conhecimento e, ao mesmo tempo, atrair e cativar a atenção por horas.
“Este é um livro bom tanto para QUEM SABE quanto para QUEM NÃO SABE sobre redes sociais”
Não importa o tamanho do seu conhecimento; através da didática simples, direta e fluída, este livro SERÁ produtivo para você.