Telegram é proibido de funcionar no Brasil por preocupação a Fake News até onde isso é correto?

Esse tipo de decisão mostra o completo despreparo tecnológico da Suprema Corte . Uma decisão abusiva, exagerada e completamente descabida.



O problema é muito maior do que parece?


A punição é descabida e exagerada, pois independente dos descumprimentos do Telegram em relação as requisições da justiça em relação há Grupos e Comunidades que estão sendo investigados. Os usuários que não tem relação com o caso não deveriam ser prejudicados e punidos.


O que já aconteceu no passado? E não aprenderam nada!


As empresas de tecnologias brasileiras deveriam ter uma posição firme e preocupada quanto esse tipo de decisão, mas ao contrário de uma união encontramos desunião e omissão.


As empresas de tecnologia brasileiras ou os profissionais da alta gestão deveriam demostrar maior preocupação e uma posição firme sobre decisões como essa. Um espírito de união e solidariedade deveria existir, pessoas deveriam discutir o quanto isso é certo e correto e não apenas aceitar. A postura de muitas empresas é apenas, "não vamos falar sobre isso", sendo que claramente o pedido do Supremo vai totalmente contra a neutralidade de dados da rede discutido no marco civil da internet.


No passado, tivemos discussões como o caso Ciccareli que tirou o Youtube um dia do ar. Ocasião que historicamente deu inicio a importante discussão do marco civil da internet, mas obviamente é ignorado o histórico e um caminho que mais prejudica a sociedade é escolhido.

As empresas deveriam estar unidas em relação ao abuso das autoridades.


A sociedade deveria estar unida contra o abuso das autoridades


Retirar uma mídia inteira do ar por necessidade de controle e censura, não é certo em nenhum nível. Essa decisão abre precedentes para coisas muito piores acontecerem no futuro!



Burlar o bloqueio do Telegram com VPN pode render multa de R$100.000

A falta de sensibilidade e bom senso não tem fim.

https://exame.com/tecnologia/burlar-bloqueio-do-telegram-com-vpn-pode-render-multa-de-r-100-mil/



Por que isso deveria preocupar você?


Vamos dizer que você tenha uma opinião contrária ao Governo ou que você sabe uma informação que ninguém sabe e gostaria de compartilhar com o mundo inteiro. Você gostaria de ter a liberdade de publicar essa informação? (Veja bem, não estou entrando no mérito se a informação é real ou falsa ou da sua credibilidade) Para uma sociedade mais justa as pessoa devem poder expressar suas ideias e opiniões de forma livre e sem restrições.


A questão é que a tentativa de punir uma mídia inteira já aconteceu antes no caso da Daniela Ciccarelli na Praia e a retirada do Youtube do ar


Por que esse caso tem relação com o caso atual?

Bom, a tentativa de censurarem o vídeo e o pedido da justiça de retirar TODOS os vídeos da Cicarelli do youtube foi totalmente descabido. Este é um caso similar, pois a justiça pune a mídia (Telegram) por não "colaborar" para revelar as identidades dos usuários que estão há frentes de grupos de Telegram que potencialmente podem ser ou não ser disseminadores de Fake News. Atenção ao ponto, PODEM SER ou NÃO SER disseminadores de Fake News.


É uma investigação e é necessário relevar os autores. Este é um ponto interessante, pois muitas pessoas querem ter sigilo ou mesmo privacidade. Será que isso não iria CONTRA a segurança e a privacidade desejada pelos usuários????


Você ainda acha que este é um simples caso de bloqueio de aplicativo Telegram ?


Você ainda é a favor da batalha contra a Fake News? Você acha que a batalha contra a Fake News é uma batalha que é possível ser vencida sem sacrificar a liberdade das pessoas?




 


Quais as alternativas para o Telegram?


Abaixo temos 16 alternativas para o Telegram, quase todas com recursos similares ao Telegram

Alternativa 01 para o Telegram: Discord


Alternativa 02 para o Telegram: Whatsapp do Meta (Facebook)


Alternativa 03 para o Telegram: Guilded


Alternativa 04 para o Telegram: Teamspeak


Alternativa 05 para o Telegram: Slack


Alternativa 06 para o Telegram: Mumble


Alternativa 07 para o Telegram: Flock


Alternativa 08 para o Telegram: Chanty


Alternativa 09 para o Telegram: Overtone


Alternativa 10 para o Telegram: Viber


Alternativa 11 para o Telegram: Signal


Alternativa 12 para o Telegram: Mattermost


Alternativa 13 para o Telegram: Line


Alternativa 14 para o Telegram: Oovoo


Alternativa 15 para o Telegram: Tox


Alternativa 16 para o Telegram: Threema





Fonte: Appstore Playstore

49 visualizações0 comentário