SUMIU 250 milhões de Dólares Fraude ou Despreparo técnico? Documentário da Netflix Trust No One

Entenda melhor o documentário da Netflix: Trust No One e o caso de Gerald Cotten

O que é verdade ? O que é mentira? O que devemos aprender com essa história?


O dinheiro que sumiu foi hackeado?

Não, a tecnologia Blockchain por trás da Crypto Moeda continua inviolável. As Bitcoins devem estar em uma carteira e só podem ser acessadas através de senhas e procedimentos de segurança.


O problema poderia ter sido evitado?

Sim e não, os danos poderiam ser minimizados. As Bitcoins que estava sob custódia da QuadrigaCX podem ter sido perdidas sim por incapacidade ou despreparo da operação. (Falta de procedimentos de segurança e falta de processos de planos de contingência).

A melhor forma de minimizar esse problema é deixar sob custódia apenas o necessário para operar na exchange. Ou seja, não é aconselhável deixar todo dinheiro sob custódia da Exchange.


Se o dinheiro dos clientes estivesse uma Crypto Carteira própria, isso poderia ter sido evitado?

Sim, completamente. Suas Crypto Moedas em posse de sua carteira (Wallet) estão seguras. SE os clientes da QuadrigaCX que tinham Bitcoins sob custódia tivessem transferido para sua Wallet, o dinheiro não teria sido perdido. Porém, é difícil dizer como era o processo naquele momento e que talvez o processo de transferência entre carteiras é precário pra não dizer que era inexistente.



Importante entender o que é a Crypto Currency Exchange


Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Cryptocurrency_exchange



9 visualizações0 comentário