Storytelling? Você já parou para pensar que assimilamos muito mais fácil uma informação quando se está sendo contada uma história ? Pois é, somos seres que aprendemos com mais facilidade por imagens e pela imaginação e isso remonta desde tempos antes de existir toda a tecnologia que temos hoje. Sendo assim, repare como isso funciona, ainda melhor nas mídias sociais que nos permite ter uma enorme gama de possibilidades e o que é ainda mais interessante, com interações.
Podemos dizer que os nossos ancestrais passavam o seu conhecimento sobre como sobreviver justamente se utilizando de histórias mágicas das suas aventuras de caças, além de entreter toda a tribo. Isso acontece por que estamos em sociedade e nos comunicamos dessa forma, ao conhecer alguém nós sempre puxamos um assunto querendo conhecer as histórias desse sujeito, num café ou num bar.
Essa então é uma técnica, pode-se dizer, bem antiga na nossa sociedade e o Storytelling nada mais é do que contar histórias para para vender um produto, um serviço ou uma ideia, ou simplesmente para informar algo. É usar a criatividade e as técnicas narrativas a nosso favor diminuindo a dificuldade de assimilação da informação que se quer transmitir impactando as pessoas através de uma carga emocional que criará nelas um laço de memórias, afinal quem nunca se comoveu com alguma história ?
Aplicando isso no mundo do marketing e da publicidade podemos dizer que cada vez mais os clientes desejam saber quem, por que e como uma marca poderia ajudá-lo e ser útil. Nada mais impactante do que dar a ele essas respostas através de algo que crie empatia e mexa com sua imaginação expandindo na sua memória a presença da marca. Isso fará com que se conquiste a atenção do consumidor e gere engajamento, o que é muito importante em tempos que a comunicação é frenética e se atualiza o tempo todo.
Mas como fazer um bom Storytelling
Primeiramente é necessário que se tenha em mente o objetivo do Storytelling e a mensagem a ser transmitida. Identificar os elementos essenciais, a linguagem com a qual se quer abordar e criar um personagem que gere realmente uma identificação com o público alvo através dos seus conflitos e das suas resoluções no desenrolar da narrativa é primordial.
Transforme esta mensagem em algo conciso, que resuma a ideia do conteúdo abordado. E em seguida converta isso tudo numa linda história com começo, meio e fim, cheia de conflitos que tenha um desfecho bem marcante para grudar na mente do seu público !
Quer alguns exemplos de cases ?
Quem aí é fã de Legião Urbana conhece muito bem esse hino de música que é “Eduardo e Mônica” e olha só a sacada da Vivo em transformá-la em um videoclipe promocional contando a história de amor nela abordada se inserindo nela.
A Elma chips nesse comercial conta a emocionante história de como o agricultor plantou e cuidou com carinho do inhame que posteriormente viraria o seu produto.
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