Profissão Achista: O profissional do “Eu acho” e os perigos de uma gestão mediana


O que é um profissional achista?

O profissional achista é aquele profissional que sempre acha algo de alguma coisa que ele não entende muito bem. Ele usa o achismo como uma arma de ataque ou defesa dependendo da situação. Ele acha algo sem muitas bases técnicas e sem muita experiência, levando a equipe e profissionais ao seu redor para um caminho sem volta.

O achismo é contagioso e pode formar Equipes

O achismo é perigoso e contagioso. Uma equipe pode sofrer consequências graves se não for administrado da maneira correta. Profissionais opinando sobre assuntos sem o minimo preparo podem acabar com toda uma cadeia produtiva.

Como identificar um profissional achista?

  1. Costumam começar a frase com “Eu acho” (Este é o principal sinal)

  2. Dão argumentos baseados em coisas abstratas. Tipo: Dessa forma ficará mais bonito!

  3. Raramente usam argumentos mais confiáveis. Relatórios, números, estudos, etc.

  4. Nunca usam informações exatas.

  5. Esses profissionais acreditam que “Achar” ou opinar aleatoriamente são suas funções primárias.

Como não ser um profisssional achista?

Para não se tornar um problema para sua empresa é necessário tomar atitude postura e autodisciplina. Se você já se tornou um profissional achista, existe uma maneira de sair desse caminho escuro. Há salvação!

Tenha consciência que “achar” não é sua função. Você é um profissional baseado em números e dados. Sua tomada de decisão é baseada em informações e fatos.

Não ficar “achando”o tempo todo te da mais credibilidade do que o contrário. Se você não tem certeza de algo, você deve dizer que não tem certeza ou ficar em silêncio.

Entenda que “contra o achismo” não existem muitos argumentos válidos. O achismo sempre vencerá as discussões. É obrigação dos bons profissionais saber distinguir o “achismo” das informações verdadeiras e fatos.

Por quê o achista pode ser um perigo para sua empresa?

O “Achismo” pode falir empresas e acabar com equipes. O “Achismo” é quase tão ruim quanto o contágio emocional negativo. Geralmente, equipes medianas, para não se dizer medíocres, podem acabar enganando na apresentação de resultados quando os gestores não tem conhecimento sobre processos e execução.

Cuidado com o profissional achista!

E não seja um deles!

ACHAR

transitivo direto

encontrar por ter procurado ou por acaso.

“a. o caminho”

2.

transitivo direto

fig. realizar (algo novo); descobrir.

“achamos a solução”

3.

transitivo direto

p.ext. alcançar (o que se quer ou procura).

“queria a. o sucesso”

4.

transitivo direto

fig. ter (sensação, experiência etc.).

“achou a paz no campo”

5.

pronominal

estar em determinado local ou situação; encontrar-se.

“acha-se fora da cidade”

6.

transitivo direto e transitivo direto predicativo

ter impressão ou opinião; considerar.

“acho que vai chover”

7.

transitivo direto predicativo e pronominal

pensar ou avaliar acerca de; julgar(-se).

“acham-no louco”

8.

intransitivo

afirmar por julgamento voluntário; julgar.

“nada aconteceu como achávamos”

9.

transitivo indiretoter uma ideia firme; decidir.“achou de tornar-se cantor”

O mundo profissional e empresarial é cheio de manhas e artimanhas.

#achista #achismo #gestãodepessoas #gestãodetalentos #trabalhoemequipe #profissional #euacho #equipe #comportamento

2 visualizações
Transformador Digital

Juliano Kimura

(11) 996 936 340

©2020 por Juliano Kimura - Transformador Digital - juliano@trianons.com.br
CPF - 298.370.138-77
Rua Cardeal Arcoverde, 928 - Pinheiros - SP