Por que TODAS as empresas deveriam ser Smart Digital?
top of page

Por que TODAS as empresas deveriam ser Smart Digital?

Atualizado: 15 de out. de 2022

Nem todas as empresas vão sobreviver em 2021 e todas aquelas que acabarem vão acabar por uma única razão: Elas NÃO tomaram uma atitude.

A pandemia e o ano de 2020

O ano de 2020 foi algo completamente fora da curva e seus acontecimentos serão pontos marcantes de uma história de mudança comportamental e tecnológica.


Estamos há mais de 20 anos falando de Globalização à transformação digital, falando sobre mudanças tecnológicas e tentando entender como o ser humano vai se conectar com a tecnologia. Toda essa discussão que vem acontecendo de forma perene ao longo de quase duas décadas termina em um pico, um marco... e este marco acontece em 2020 e e se chama Covid-19.


A discussão sobre o impacto da tecnologia é algo vem sendo temas de filmes e séries desde 1980. Filmes com Hackers ou séries como Black Mirror vem mostrando uma ficção, às vezes, muito próxima da realidade atual. Tivemos grandes transformações como a popularização de aplicativos que acontece próximo de 2008 com a chegada da Apple Store (AppStore) até então aplicativos e jogos pra celular no Brasil eram coisas completamente controlado pelas operadoras.


Este período de 2020 podemos chamar de um período de hibernação profissional e corporativa. Muitos tomaram esse tempo para guardar suas forças para uma possível futura retomada. Houve empresas que aproveitaram e tiveram impactos positivos com a pandemia, mas do outro lado tivemos pessoas que se encontraram sem rumo ou esperança.



 


Chegamos em 2021 e agora é o futuro


O ano de 2021 chegou e agora temos duas opções:

  • Esperar

  • Agir

A primeira opção é o que muitos fizeram ao longo de 2020. Esperar a Vacina Esperar voltar ao normal Esperar soluções Esperar pra ver o que vai acontecer.... Na minha opinião, esperar é a opção mais cômoda e, neste momento, mais arriscada. Não começar a agir, neste momento significa largar em segundo lugar. As empresas inteligentes já estão se preparando para os possíveis cenários futuros.


E o que seria agir neste momento?


Ficar a mercê de um destino incerto cheio de "Se´s" é, no mínimo, ser irresponsável com seu futuro e da sua empresa.


Estamos chegando em um momento que muitas empresas terão que decidir debutar no mundo digital ou vão ficar parecidas com os Flinstones em comparação com os Jetsons.



O que podemos considerar tornar uma empresa SMART Digital? Seria adotar tecnologias para :

  • Gestão de tempo e pessoas - Sites como o Monday.com e o Bitrix24 tem ferramentas acessíveis que podem ajudar muito na produtividade da equipe de forma remota.

  • Gestão de contratos - O Uso de sites como Clicksign ou Docusign para assinatura de contratos digitais com validade jurídica.

  • O uso de Suítes virtuais de trabalho como Google Workplace . Conjunto de soluções corporativas que são utilizadas pela internet.

  • Bibliotecas de mídias e tercerização de serviços - Uso de sites como: iStockphoto, Envato entre outros.

  • Uso de aplicações online para produtividade - Uso de sites como Canvas.com , Imgflip ou mesmo Biteable para produções de vídeo.






Discussão ao vivo sobre ser uma empresa Smart Digital

A medida que a tecnologia vai avançando, praticamente para todos os problemas alguém já pensou em aplicativo pra resolver. Isso é algo que não para de crescer em nível global e que promove um efeito bola de neve. Neste exato momento há alguém pensando em como tornar algo mais eficiente. Criando soluções e publicando elas na internet. Se há tanta abundância de ferramentas digitais, por qual razão as empresas e profissionais não adotam? Por simples desconhecimento ou falta de atitude.


Assista também ao vivo através da Twitch





63 visualizações0 comentário
bottom of page