Pokemon Go Marketing: Publicidade criativa em jogos para celular
top of page

Pokemon Go Marketing: Publicidade criativa em jogos para celular



Pokemon Go pode mudar totalmente o futuro do marketing digital. Se falávamos exclusivamente de plataformas como Google e Facebook, muito em breve vamos falar de Pokemon Go para negócios.


O mundo da publicidade pode dar seus próximos passos rumo ao mundo de Pokemon Go. Os recursos de geolocalização aliados com uma das franquias mais adoradas pelos “jovens”gamers é a receita perfeita para movimentar as pessoas.


A força de Pokemon é tão grande que pode levar as pessoas para o retorno de uma febre. Pokemon já tem mais de 20 anos. Ou seja, os fãs de pokemon tem todas as gerações até pessoas com quase 40 anos de idade.


Pokemon Go transforma o mundo real em um jogo viciante!

Meu PokeStop com PokeLure para atrair mais visitantes


Essa é a maneira mais básica, porém existem algumas pontos importantes que devem ser verificados. Primeiro, não basta comprar o item POKELURE, não é só comprar o item e ser feliz. O item PokeLure só pode ser utilizado em um PokeStop. Ou seja, se o seu local não é um PokeStop você não tem como usufruir do item.


E como eu crio um pokestop?


Bom pra criar um pokestop é um pouco mais complicado. No momento, há duas maneiras para conseguir criar um pokestop no Brasil. Primeiro é através do jogo Ingress, pois cada um dos portais é um pokestpo em Pokemon Go. Porém, é necessário ter uma “obra de arte” pública para ser um portal. Ou seja, esse é um dos motivos pelos quais MUSEUS são ótimos lugares pra pokestops, pois tem obra de arte de montão e tem muitos pokestops.


A outra maneira é através de um formulário. Ambos os links e mais detalhes você pode encontrar no artigo Como criar um pokestop em pokemon Go: Como criar pokestop em Pokemon Go para o seu negócio Suporte Pokemon Go


Ginásio patrocinado em Pokemon Go


Ter um Ginásio no seu estabelecimento seria uma ótima maneira de você ter muito movimento né? Com certeza! O Ginásio pode ser dominado por uma das três equipes de Pokemon Go! O legal é que outras equipes podem atacar o ginásio para conseguir dominar. Assim como quem ataca pode receber ajuda, quem defende também pode receber ajuda. 


Você ainda poderia criar promoções para os líderes de ginásio em que o líder de ginásio pode ganhar benefícios exclusivos.


Referências:


Eventos patrocinados em Pokemon Go


Esse é um recurso que no futuro você poderá requisitar para seu negócio. Acredito que nos primeiros momentos, criar um evento patrocinado será um modelo de negócio para grandes marcas e grandes eventos. Esse evento pode ser por exemplo um pokemon raro que aparece em algum lugar. Esse tipo de acontecimento já é planejado pela equipe de Pokemon Go para desenvolvimento de negócios. É algo que você pode ver nos últimos vídeos que mostram multidões de pessoas correndo para capturar um Charizard ou um Vaporeon.


Ponto de encontro da Equipe Pokemon Go


No mundo de Pokemon Go existem três equipes: Instint, Mystic e Valor (Amarelo, azul e vermelho) Agora imagine que seu estabelecimento comercial vire ponto de encontro para uma das equipes. Você poderia dar descontos especiais para membros da equipe que sua empresa adotou. Algo do tipo: Descontos especiais para membros da Equipe Mystic. Além disso você poderia promover encontros mensais.


Ponto de troca de Pokemon Go


Uma ideia que seria legal seria promover um ponto de troca de pokemons. Imagina você colocar uma placa promovendo a troca de Pokemons no seu café, restaurante ou bar. É como aqueles antigos encontros pra trocar cartas de Magic (Quem pegou essa época deve lembrar) Você só precisa promover e criar um ambiente propicio para interação.

Recompensas para jogadores de Pokemon Go


Que tal recompensar os jogadores de Pokemon Go com descontos especiais. É possível dar benefícios para jogadores por nível. Você pode colocar promoções especiais para jogadores com nível acima de 50, por exemplo.


A imagem ao lado de fonte desconhecida vem rodando pela internet. Nessa imagem o estabelecimento oferece vantagens para os jogadores dependendo de seu nível dentro do jogo. A mecânica provavelmente é simples, bastando apresentar o smartphone, comprovar seu nível no jogo e ganhar o benefício no balcão do estabelecimento.



Serviços criativos para Pokemon Go

Poke Tour ou Safari Pokemon


Que tal um serviço pra levar as pessoas pra caçar pokemon por ae? Bom já existe e está dando certo. Aqui no Brasil pode acontecer também.


Um homem nos Estados Unidos criou um serviço em que cobra por hora para levar seus clientes para caçar pokemon com toda praticidade e segurança. Um serviço que com certeza seria muito bem vindo aqui no Brasil. Existem muitas possibilidades de variações deste serviço. Por exemplo, um tour pokemon com conhecimento aprofundado aos principais pontos de caça pokemon na cidade.


Visto que a proposta do jogo é disponibilizar diferentes tipos de pokemons em diferentes regiões, você já deve imaginar que alguns pokemons serão vistos apenas em algumas regiões ou locais.


Alguém ai falou: Turismo Pokemon?


Celular para caçada Pokemon


Ainda não estou certo, mas muitas pessoas podem acabar comprando celulares apenas pra jogar Pokemon Go. Por quê? Pois as pessoas não vão sair com seus celulares caros pra andar por lugares remotos. Em consequência, muitas pessoas podem acabar comprando um celular só pra jogar pokemon Go e não arriscar seu aparelho mais caro.

Páginas e Grupos para você seguir sobre Pokemon Go


Juliano Kimura é entusiasta do Pokemon Go e possui 8 anos de experiência no mercado de games


Juliano Kimura trabalhou para grandes empresas no mercado de games. Level Up! Games, Gameloft, NC Games,  PlaySpot, Priston Tale, Fairplay Brasil. Também prestou serviços para Konami e Ubisoft. Juliano Kimura ganhou o Trófeu Gameworld com melhor publisher de jogos para celular com a marca GameZ! Organizou campeonatos de Pump It Up e foi idealizador de vários encontros da comunidade. Sua experiência com o mercado de games soma mais de oito anos de experiência.

Hoje, é especialista em inovação digital e redes sociais

.fusion-button.button-4 .fusion-button-text, .fusion-button.button-4 i {color:#4e4e50;}.fusion-button.button-4 .fusion-button-icon-divider{border-color:#4e4e50;}.fusion-button.button-4:hover .fusion-button-text, .fusion-button.button-4:hover i,.fusion-button.button-4:focus .fusion-button-text, .fusion-button.button-4:focus i,.fusion-button.button-4:active .fusion-button-text, .fusion-button.button-4:active{color:#f5f5f5;}.fusion-button.button-4:hover .fusion-button-icon-divider, .fusion-button.button-4:hover .fusion-button-icon-divider, .fusion-button.button-4:active .fusion-button-icon-divider{border-color:#f5f5f5;}.fusion-button.button-4:hover, .fusion-button.button-4:focus, .fusion-button.button-4:active{border-color:#f5f5f5;border-width:2px;}.fusion-button.button-4 {border-color:#4e4e50;border-width:2px;border-radius:0px;}.fusion-button.button-4{background: #f5f5f5;}.fusion-button.button-4:hover,.button-4:focus,.fusion-button.button-4:active{background: #4e4e50;}SAIBA MAIS >

3 visualizações0 comentário
bottom of page