Pokemon Go: Marketing e publicidade no mundo dos games
top of page

Pokemon Go: Marketing e publicidade no mundo dos games


Pokemon GO: sucesso mundial ou a chegada do apocalipse?


Pokemon Go é um daqueles momentos que a humanidade passa a conhecer algo que vai mudar o futuro.  À primeira vista, pode parecer muita pretensão para um simples jogo de celular, porém não é um simples jogo de celular.

Pokemon Go vai popularizar a realidade aumentada. A realidade aumentada vinha se arrastando e com este jogo pode ganhar um novo folego. Tecnologias que já estão embarcadas nos smartphones de ultima geração serão utilizadas com mais frequencia.

Pokemon Go vai ampliar os horizontes para divulgação geolocalizada. O Social GeoMarketing e o GeoMarketing também ganham força com esse jogo. Empresas já perceberam que Pokemon Go pode ser utilizado como uma importante ferramenta de Marketing.

Pokemon Go pode melhorar a qualidade de vida das pessoas em relação a SAÚDE. As pessoas vão sair mais pra caminhar e passear pelas ruas.

Imagine um mundo que agora é conectado com um mundo virtual. Pokemon Go vem com uma audaciosa proposta de tornar o mundo real ainda mais divertido. Transformar um passeio no parque em uma emocionante caçada pokemon.

Pokemon Go pode ser um sucesso mundial ou pode ser o apocalipse da humanidade.

Juliano Kimura

Como começou  Pokemon Go


Pokemon Go foi uma criação conjunta de três empresas: Nintendo, Niantic e Gamefreak. A Niantic é a responsável pela parte técnica do jogo trazendo a experiência do seu outro GPS Game chamado: INGRESS.

Pokemon Go é a soma da franquia Pokemon (Pocket Monsters), a criatividade da GameFreaks e a inovação tecnológica e aplicação da Niantic. É um daqueles momentos em que as pessoas certas estavam conectadas no momento certo para criar a proposta de um dos jogos mais inovadores e esperados do mercado.

Não é a primeira vez que a Nintendo cria algo disruptivo. Ela já está cansada de nadar no oceano azul onde cria seus próprios mercados. Visto o Nintendo Wii que foi um sucesso forçando o mercado de Hardcore games a se reinventar.


Pokemon Go como ferramenta de Marketing?


Pokemon Go já ultrapassa todas as espectativas e já assume a liderança como aplicativo que mais tem tempo de acesso em vários países. Logo mais podemos esperar um sistema self-service para locais patrocinados. Acredito que possamos esperar: Estabelecimentos e lojas criando seus “Pokestops” ou mesmo criando seu  próprio “Ginásio Pokemon”. Ainda não estão definidos completamente quais serão os modelos de publicidade, mas podemos esperar algo bem diferente! Ver mais: https://techcrunch.com/2016/07/13/pokemon-go-will-soon-get-ads-in-the-form-of-sponsored-locations/


Pokemon Go já assume a liderança como aplicativo de maior tempo de uso em vários países. No gráfico ao lado você pode perceber os dados vindos dos EUA. Além disso, iniciativas na utilização do jogo como divulgação de estabelecimentos já começou. Logo mais isso não será uma novidade e comprar um item do jogo para aumentar o movimento pode ser a coisa mais simples para atrair mais público para o seu bar, restaurante ou  loja. http://www.b9.com.br/65956/tech/cafeteria-compra-itens-de-pokemon-go-para-aumentar-movimento-e-funciona/

O lançamento de Pokemon GO no Brasil


Pokemon Go ainda não está funcionando 100% no Brasil. Durante o tempo que funcionou, jogadores puderam pegar alguns pokemons e até comprar créditos do jogo. Porém, depois de algumas horas o jogo parou de funcionar. É possível andar no mapa e acessar dados do perfil, mas não é possível capturar pokemons nem coletar itens. Em alguns momentos, o jogo volta a funcionar 100% por poucas horas.

Ainda estamos torcendo para ter uma data oficial de lançamento aqui no Brasil.

Como fazer o download de Pokemon Go APK


Pokemon Go não está disponível nas PlayStore e na AppleStore do Brasil. Para baixar no seu Android é necessário ativar o modo de desenvolvedor, o que pode ser diferente para cada aparelho Android.

Mesmo depois de instalar, o jogo não está funcionando 100%. Você consegue ver o mapa e acessar os perfis, mas não consegue caçar pokemons.

IMPORTANTE!  Baixe por sua conta e risco

http://appkandroid.com/baixar/download-pokemon-go-apk-android/Download

.fusion-button.button-6 .fusion-button-text, .fusion-button.button-6 i {color:#ffffff;}.fusion-button.button-6 .fusion-button-icon-divider{border-color:#ffffff;}.fusion-button.button-6:hover .fusion-button-text, .fusion-button.button-6:hover i,.fusion-button.button-6:focus .fusion-button-text, .fusion-button.button-6:focus i,.fusion-button.button-6:active .fusion-button-text, .fusion-button.button-6:active{color:#ffffff;}.fusion-button.button-6:hover .fusion-button-icon-divider, .fusion-button.button-6:hover .fusion-button-icon-divider, .fusion-button.button-6:active .fusion-button-icon-divider{border-color:#ffffff;}.fusion-button.button-6:hover, .fusion-button.button-6:focus, .fusion-button.button-6:active{border-color:#ffffff;}.fusion-button.button-6 {border-color:#ffffff;border-radius:0px;}.fusion-button.button-6{background: #4e4e50;}.fusion-button.button-6:hover,.button-6:focus,.fusion-button.button-6:active{background: #3e3e3e;}Download do Pokemon Go APK >

Os itens de Pokemon Go


Os itens de Pokemon possuem diferentes objetivos. Você pode adquirir eles em pokestops ou comprando os itens até com dinheiro real. Eu mesmo comprei 40 reais de crédito para testar as funcionalidades nos poucos momentos que o jogo funcionou no Brasil.

Um dos primeiros itens que testei foi o Incense. Como era de madrugada o item não teve muito impacto, pois não podia sair de casa de madrugada caçando pokemons. Ou seja, não utilize esse item quando você não estiver passeando pelo mundão afora.

Uma atenção especial para o item PokeLure que é o item que pode ser utilizados nas pokestops. Este é o item que os estabelecimentos vem utilizando para chamar público, lembrando que só vai funcionar se você for uma pokestop. Abaixo mais detalhes sobre os itens de Pokemon Go!

O que é Lure Module de Pokemon Go?


PokeLure é o item que pode ser utilizado em PokeStops. O PokeStop é um lugar onde você pode coletar itens. Quando você utiliza o PokeLure, você aumenta a chance de aparecer pokemons no local. A parte legal é que TODAS as pessoas que estiverem próximas do local recebem o mesmo benefício! OU SEJA, essa é a parte legal que os estabelecimentos vem utilizando para atrair novos clientes! Curiosidade: Os pokestops são lugares que vieram do banco de dados do jogo INGRAM da Niantic. Nesse jogo você podia criar portais em “obras de artes”. Provavelmente, será possível criar novos pokestop.

O que é Lucky Egg de Pokemon Go?


Lucky Egg é um item que dobra a quantidade de experiência que você ganha durante suas caçadas pokemons. É um item que permite você evoluir mais rápido!

Comprando itens em Pokemon Go?


As pokecoins são as moedinhas do jogo. Você pode comprar pacotes com muitas pokecoins. Quanto mais você comprar mais desconto você tem. Com essas PokeCoin você pode adquirir itens que aceleram sua evolução. Você pode utilizar as pokecoins para comprar os itens como: PokeLure, Pokeballs (Pokebólas), Incenses e tudo mais.

O que é PokeDex de Pokemon Go?


A Pokedex é um item já conhecido pelos caçadores de pokemon mais experientes. É literalmente sua agenda de bolso com dados sobre os pokemons que você viu pelo mundo. Ela começa quase em branco , mas vai ganhando mais informações conforme você vê ou captura novos pokemons. Não tem muito segredo, mas é o com certeza um dos lugares que você mais vai acessar no jogo.

O que é Camera de Pokemon Go?


Que tal fotografar os pokemons na sua vida selvagem. Quem sabe um Pikachu na praça da Liberdade ou uma Chicorita no parque do Ibirapuera!

O que é Egg Incubator de Pokemon Go?


Você pode colocar um ovo de pokemon pra chocar ele. Prepare-se para andar um bocado, pois eles só chocam depois de muita caminhada!

Ganhando itens nas PokeStop em Pokemon Go


Você pode colocar um ovo de pokemon pra chocar ele. Prepare-se para andar um bocado, pois eles só chocam depois de muita caminhada!

Dicas, truques e segredos de Pokemon Go


Muito cuidado por onde você anda e preste muita atenção ao seu redor!


Você pode segurar seu dedo sobre a pokebola e girar até ela brilhar. Quando ela estiver brilhando você arremessa para capturar seu pokemon. Essa técnica é conhecida como CurveBall e te da mais pontos de experiência.


Saia para capturar pokemons sempre acompanhado. Pessoas sozinhas tem mais chance de ser vítimas de assalto.


Fique de olho nas pokestops para adquirir itens como pokebólas grátis.


Não dirija carros, motos ou qualquer coisa do tipo caçando pokemons! NUNCA!

Juliano Kimura é entusiasta do Pokemon Go e possui 8 anos de experiência no mercado de games


Juliano Kimura trabalhou para grandes empresas no mercado de games. Level Up! Games, Gameloft, NC Games,  PlaySpot, Priston Tale, Fairplay Brasil. Também prestou serviços para Konami e Ubisoft. Juliano Kimura ganhou o Trófeu Gameworld com melhor publisher de jogos para celular com a marca GameZ! Organizou campeonatos de Pump It Up e foi idealizador de vários encontros da comunidade. Sua experiência com o mercado de games soma mais de oito anos de experiência.

Hoje, é especialista em inovação digital e redes sociais

5 visualizações0 comentário
bottom of page