top of page

POAP é febre e pode ser porta de entrada pra Web 3.0



A Febre dos POAP´s na comunidade web3.0 é interessante e chama a atenção. Em um primeiro momento, você pode achar que POAP é só um selo, mas você se engana e fica ainda mais interessado quando começa a entender mais sobre os POAP´s.

POAP só fica atrás de Games e Artes na aplicação e adoação da We3.

O que é POAP?

Ao pé da letra, POAP significa Proof of attendance Protocol, ou, em português, Protocolo de Prova de Comparecimento ou Participação. Esse projeto foi criado em 2019 em um hackathon de Ethereum.


Como funciona o POAP?

POAP é um protocolo para registrar momentos importantes de nossa vida em forma de registros digitais. É cunhado cmo um NFT (Token não fungível) registrado na blockchain utilizando o padrão ERC-721.

A plataforma POAP oferece inúmeras funcionalidades via API (Application Programming Interface). Todos são livres para usar as API´s do POAP para obter informações nos NFT´s criados via POAP. Além de criar aplicações com os POAP´s, também é possível criar aplicações para a automatizar a distribuição dos POAP´s.


Por que colecionar POAP´s?

A principio pode parecer algo simples como um Selo de participação para atividades importantes.

Porém, as aplicações de uma NFT comemorativa com condições especiais podem trazer diversas aplicações para negócios. Os usuários poderiam receber benefícios especiais em condições específicas. Uma validação de identidade e de engajamento com comunidades que pode identificar usuários importantes e torna possível atribuir benefícios via programação.

No link abaixo podemos ver algumas integrações


Como criar um POAP para meu evento ou atividade?


Quais as aplicações do POAP?
POAP - A aplicação principal é o registro de eventos importantes em forma de Tokens.  Registros de atividades importantes.
POAP - A aplicação principal é o registro de eventos importantes em forma de Tokens. Registros de atividades importantes.

No Diretório de Aplicações do POAP você pode verificar soluções criadas utilizando o POAP. Entre elas uma função de acesso integrada com POAP na qual você pode colocar condições de ter algum POAP para poder acessar algo (Discord, Wordpress, etc) https://poap.directory/

Mintando seu NFT POAP em uma blockchain fora da Gnosis xDAO

O NFT POAP inicial é registrado na Gnosis xDAO, mas permite a migração do NFT para outras redes principais em outras Blockchains.

Passo 1: Acesse App.poap.xyz

Passo 2: Acesse sua carteira


Passo 3: Selecione o POAP que você deseja mintar

Passo 4: Abaixo do POAP há um botão MIGRATE

Passo 5: Pague o GAS fee necessário para colocar na Mainnet (Rede Principal)




Criação através de outros projetos e plataformas

Welook.io é uma outra interface mais amigável que permite a interação com seus registros. Fonte: Discord Web3Dev https://welook.io/


Links Importantes sobre POAP







64 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page