O que é um netweaver? Essa profissão tecelão de redes realmente existe?
top of page

O que é um netweaver? Essa profissão tecelão de redes realmente existe?



"- Me chamaram de Netweaver e achei que tavam me xingando, mas que bicho é esse?"

Durante minhas palestras e consultorias, já me chamara m de muitas coisas: Fake Low Profile, Hacker, Maluco, Louco, Netweaver, etc. E foi quando eu me perguntei... WTF is Netweaver? Se você se perguntou a mesma coisa, está no lugar certo! Eu fui a fundo entender esse misterioso mundo dos Tecelões de redes autodeclarados. Autodeclarados, pois não há muitos estudos sobre quem são os tecelões de rede e muito do que é dito parece estar em uma esfera de conhecimento no topo da pirâmide.


Será que conseguimos desvendar o mistério que gira em torno das pessoas que constroem redes?

Quando eu ouvi esse termo pela primeira vez, eu não fazia ideia do que isso significava. Eu resolvi dar uma pesquisada pra saber o que isso significava. Buscando no Google eu só consegui encontrar uma solução da SAP chamada Netweaver. Obviamente não a definição que estávamos buscando. Pesquisando sobre a tradução da palavra Netweaver as coisas começavam a fazer sentido. Porém existe uma grande diferença entre uma pessoa com uma grande rede de networking e uma pessoa que é um tecelão de redes (netweaver), ter uma grande rede de networking não faz da pessoa uma netweaver. No máximo é uma grande HUB com muitas oportunidades. Como o próprio nome já diz, um tecelão de rede consegue tecer (costumar) conexões. Entenda conexões não apenas como conectar pessoas, mas conectar todo o tipo de coisa. Uma boa pessoa de networking poderia apresentar duas pessoas. Ou mesmo quando lhe é solicitado pode postar em suas redes e criar conexões de forma ativa. Porém, do meu ponto de vista, um netweaver é uma pessoa que vai um pouco além de apresentar duas pessoas. Um netweaver pode tecer redes não apenas entre pessoas, mas pode conectar ideias e projetos criando uma conexão real entre elas. Podemos dizer que no networking, conectamos pessoas chaves. Isso é apenas uma parte do processo de uma pessoa que tece redes.

Não basta ter conexões ou ter muitas pessoas na sua rede de networking, é preciso saber conectar: pessoas, empresas, projetos e ideias.


Networking vs Netweaver - Imagem Ilustrativa - Apenas para ilustrar e permitir uma melhor compreensão.


Por quê isso não vai deixar de ser uma tendência ?


Correndo um grande risco de ser repetitivo em meus artigos, não tem com falar de rede e repassar esta imagem.

Sempre que falamos sobre internet devemos lembrar que a estrutura ESSENCIAL da internet é baseada única e exclusivamente na estrutura de redes Distribuídas. Este é o sangue que corre nas veias da internet e quando falamos de tendências de comunicação TODAS as tendências de comunicação caminham para a estrutura (C) isso é algo que não vai mudar, exceto se a internet deixar de existir. Ainda assim, todas as mudanças sociológicas que vivemos com as redes sociais e a descentralização da comunicação não vão deixar de existir. Por mais que comecem a surgir cada vez mais artigos 13´s ou LGPD´s pelo mundo, é impossível retroceder neste processo. A liberdade das pessoas poderem publicar conteúdo na internet continuará existindo independente das leis, o máximo que pode acontecer é isso se tornar algo marginalizado. Imagine você viver em um mundo que acessar a internet livre e aberta é um crime e que todos precisam recorrer aos sites piratas para obter coisas.

Esse entendimento de internet e redes permite que você entenda que as profissões que caminham para os gráficos B e C sejam as profissões mais promissoras do mundo. Enquanto as profissões baseadas em centralização estão em extinção eminente.




O que faz de uma pessoa um verdadeiro Netweaver?


Diferente das pessoas com um grande número de conexões, um netweaver não só conecta pessoas, mas conectar um grande número de ativos.

Essas conexões podem ser das mais variadas. Muitos desses processos de conexão acontecem como resultado de um contato constante com um vasto repertório de soluções e problemas.


As pessoas que tecem redes precisam ser capazes de resolver problemas usando uma vasta rede de conexões. Para criar uma conexão ou desobstruir o fluxo é necessário entender qual a chave que abre cada porta. Além de saber para que serve precisa saber como funciona e quem pode operar, precisa entender como cada solução pode ser ligada através de API´s ou se existem soluções automatizadas.


Não bastando entender como funciona cada ferramenta ainda é necessário conectar pessoas.

Tecer uma rede é basicamente criar os meios para que a rede tenha vida própria. Não é apenas conectar pontos é tornar uma rede capaz de se auto gerir e se propagar organicamente.



Netweaver ou Tecelão de redes - Imagem Ilustrativa - Apenas para ilustrar e permitir uma melhor compreensão.



Fonte das imagens: NodeXL referências no Google Images.

458 visualizações0 comentário
bottom of page