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Foto do escritorJuliano Kimura

O que o Facebook poderia aprender com o Google?


 Google e Facebook, Como as duas gigantes do mercado digital atuam no Brasil?

Facebook e Google são consideradas as duas maiores potencias quando o assunto é internet. O Google com sua missão de organizar as informações do mundo. O Facebook com suas missão de conectar as pessoas do mundo. Ambas do seu jeito vem mudando a maneira como a sociedade vive e se comporta.

Ambas as empresas chegaram ao território nacional e desde então vem realizando algumas ações para os brasileiros. Conheça aqui um pouco mais sobre como as empresas vem atuando e quais ações vem realizando. Entenda como isso poderia ser melhor e, com uma visão crítica, onde eles deveriam melhorar.


O que o facebook poderia aprender com o Google?

As diferenças entre o Facebook e o Google no Brasil. Como as duas empresas atuam no mercado brasileiro ?


Como o Google trabalha seus parceiros?

O Google é uma empresa gigante? Sim. Ela possui mais de um escritório em diferentes estados. Possui uma ampla estrutura com centenas de pessoas operando em diversos produtos e serviços.

Programas de certificação Google para profissionais e agências

Programas oficiais da empresa testam o conhecimento dos profissionais assegurando uma certificação de conhecimento. Dessa forma colocam profissionais mais qualificados para utilização da ferramenta de anúncios. Também trabalham com uma empresa parceira oficial chamada Goobec do João Dalla e Rodrigo Camara. A empresa é contratada pelo próprio Google para ministrar cursos e até dar palestras. Além disso, são certificadas oficialmente para dar os cursos.

Abaixo, João Dalla apresenta um vídeo do programa Google Partners.



Como o Facebook trabalha seus parceiros?

O Facebook é uma empresa gigante? Hum… nem tanto. Aqui no Brasil, a empresa conta com um escritório muito legal, porém humilde em número de pessoas. Ele recebe dezenas ou centenas de pessoas em suas dependências, ou seja, isso que eu estou dizendo não é nenhum segredo. Profissionais de agências e stakeholders de todos os tipos passam por aquele escritório todos os dias.

Porém, se a gente for comparar o tamanho do escritório em relação ao número de pessoas cadastradas no Brasil que através de fontes oficiais está em torno de 93 milhões de brasileiros. Teríamos algo mais ou menos assim:Algumas centenas de funcionários X 93 milhões de usuários 


Programa Facebook GO

Um programa para novos anunciantes que presta consultoria “gratuita”. Clique aqui para participar: Facebook GO

Para minha surpresa, eu recebi uma ligação e fui selecionado para participar do programa Facebook GO. Por quê a surpresa? Bom, dois motivos:

Primeiro –  Eu não sou um novo anunciante. Segundo – Recebi uma carta extrajudicial que me proibi de usar a plataforma.

O primeiro contato foi realizado por um homem e coletou algumas informações básicas. Não me recordo do nome, mas o homem de deu uma breve introdução e disse quais são as recomendações. *Não lembro o nome dele*

O segundo contato foi realizado por uma menina chamada Kellen. Aparentemente, manja mais do que a pessoa do primeiro contato e teve um cuidado maior em olhar minha página do facebook e meu site. Fez algumas perguntas e começou a me orientar na criação do anúncio.

O investimento mínimo é de R$50,00 por dia, mas a analista Kellen recomendou R$80,00. O que aumentaria bem o valor de investimento ao final do mês. O programa dura 30 dias e não é possível continuar, depois disso você tem que ser virar sozinho.

Treinamentos oficiais do Facebook

Esses treinamentos são raríssimos e pouquíssimas pessoas são privilegiadas com isso. O critério de escolha não é muito claro, mas um dos fatores é o valor de investimento nos anúncios. Outro critério é o relacionamento com a empresa. (Algo bem subjetivo na minha opinião).

O conteúdo do treinamento é ok e atende muito bem a 99% do público leigo. Porém, informações mais detalhadas e mais efetivas, precisam ser garimpadas no dia a dia. Sendo que para anunciantes mais experientes, o treinamento agrega pouco.

Um link bem legal é o Facebook Blueprint: https://goo.gl/LH3xaW

Outro link interessante é o laboratório de inovação em Heliópolis: https://goo.gl/ieHW2G

Facebook para negócios na feira do empreendedor do Sebrae em 2014

Durante o ano de 2014 em paralelo com a Copa do mundo, o Facebook fez uma parceria inédita com o o Sebrae e esteve presente em todas as feiras do empreendedor. Esse projeto viajou o Brasil com consultores treinados e um palestrante que apresentava “Facebook para negócios”


Em resumo, o que podemos concluir com essa análise comparativa entre Facebook e Google?

O mercado brasileiro tem muito ainda para amadurecer. Aqueles que acham que o mercado de marketing digital já está saturado vive em um bolha ou em uma pequena esfera que alguns milhares de pessoas. Essa miopia impede que o próprio mercado digital cresça e podemos perceber esforços fragmentados sem muita exposição.

Estamos falando do Brasil em que temos uma vasta extensão territorial e cerca de 200 milhões de brasileiros. Um lugar com muitas cidades com milhões de pessoas espalhadas com milhões de empresários.  Pessoas vivem em bolhas de informações e não conseguem perceber quão gigante é o mercado. Basta você parar pra pensar que você deve ter no máximo uns cinco mil amigos no Facebook, porém no meio de duzentos milhões de brasileiros. Cinco mil não é NADA. E pior, são esses amigos e centenas de páginas que você segue que influenciam sua opinião!

O mercado publicitário milionario é uma ínfima parcela de interessados no marketing digital. Ainda temos um oceano azul para explorar.

O que acha disso?

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