top of page

O que é e como funciona os Soulbound Tokens (SBT)?




A primeira vez que Vitalik Butherin mencionou a mecânica do Soulbound Token tive certeza que ele é um gamer e que isso inspirou boa parte das mecânicas que estão sendo construídas para a nova economia e o futuro da internet.


O que é Soulbound antes do Soulbound Token ou SBT?

Soulbound é um termo que foi criado para jogos online multiplayer em massa. O termo SoulBound tem relação com o verbo Bind seria algo como criar um vinculo ou elo.

No caso é importante entender de onde vem , pois você vai entender a mecânica e a razão pelo qual foi criado os itens soulbound. Nos games, um item se torna um item Soulbound em algumas situações:

- Bind on Pickup - Quando o personagem pega o item que estava no "Chão" e este vem para o seu inventário (Mochila). Ou seja, depois que o item é "pego". Ele não pode ser nunca mais negociado ou transacionado.

- Bind on Equip - O item pode ser pego , mas ele só fica vinculado quando o item é "Vestido" ou "Equipado" pelo personagem. Ou seja, quando ele "usou" o item. Como se fosse uma roupa nova, mas depois que é usada ela cria um vinculo. Depois disso ela vira um item Soulbound e não pode ser vendido ou negociado.

- Bind on Use - O item cria um vinculo depois de ser usado uma vez. E depois disso não pode ser mais negociado.

Essa mecânica cria uma dinâmica diferente entre os itens e a economia do jogo.


A primeira menção sobre Soulbound foi em Janeiro de 2022, quando Vitalik Butherin cita a primeira vez a ideia de um Token intransferível ele faz uma menção direta ao jogo. Ele inclusive explica e mostra uma imagem screenshot do jogo World of Warcraft da Blizzard (Que, em 2022, foi comprada pela Microsoft) .



Ainda neste mesmo documento, vitalik cita o POAP (Proof of Attendance Protocol) explicando que um POAP deveria ser na prática um NFT Soulbound.

A ideia do POAP é que você possa receber um "Certificado" ou um token que simboliza um marco, uma ocasião importante ou uma participação em algo ou um evento importante. Se a pessoa recebeu o POAP , ela fez parte desse momento e está registrando dessa forma. Isso deveria ser intransferivel, isso é um uso claro de um Soulbound Token.


Outras aplicações claras para um Soulbound Token tem relação com todos os tipos de certiciações e comprovações de identidades, coisas que são individuais e que deveriam ser intransferíveis.


Exemplos de aplicações para o Soulbound Token:


  • Certificações

  • Diplomas

  • Comprovação de Identidade / Verificação de identidade

  • Histórico Criminal

  • Verificação de Crédito

  • Prêmios e reconhecimento

  • Histórico Médico

  • Membro Exclusivo



Pontos negativos de um Soulbound Token

Um dos pontos negativos de um SBT e a impossibilidade da transferência de ativos entre duas carteiras do mesmo usuário, SE caso aja alguma circustância em que o usuário deseja trocar seus ativos de carteira (Seja por motivos de segurança ou por qualquer outra razão)



Fontes do artigo sobre Soulbound Token SBT Token em Blockchain Instransferível:


118 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page