top of page

O Dilema da Blockchain: O que aprendi minerando de Ethereum, bitcoin e Theta



O que é a mineração na Blockchain?

A mineração é uma das coisas mais importantes para a Blockchian. Ela é a base da distribuição da responsabilidade da rede.

Ou seja, para a blockchain existir é necessário existir pessoas mantendo a infraestrutura da Blockchain.

Para entender a fundo seu funcionamento e porque não está todo mundo minerando eu fui realizar na prática para entender o que há por trás.


O primeiro grande desafio é encontrar as informações necessárias para começar. Muito do que encontrei foi conteúdo internacional e não há muito material didático falando sobre o tema. Passei muito tempo pesquisando no Youtube, vendo inúmeros vídeos, acessando sites pra pegar informações e explicações sobre o tema.

Em um dos materiais, a pessoa é muito clara e direta dizendo que a mineração é simples e não é pra amadores. Isso por si só já é um grande problema, pois não é algo simples de entrar e fazer parte. Como podemos ter um sistema blockchain que TODOS podem minerar, sustentar a rede e ainda usufruir de seus benefícios?

O fato de não ser algo tão simples a ponto de qualquer pessoa poder plugar, na minha opinião, é uma questão que precisa ser resolvida. Se o sistema operar com várias pessoas em massa sustentando a rede, ela pode se tornar mais forte, difícil de derrubar e ainda , na teoria, operar com mais eficiência (na prática não é tão simples assim).




A avaliação matemática seria um aumento de 200 reais na conta de luz contra pouco mais de 60 ou 70 reais de mineração. O que torna a mineração feita dessa forma inviável, se o valor fosse superior ao gasto energético começaria a fazer sentido, mas ainda não sendo suficiente pra justificar o alto investimento inicial.


Em resumo, meu teste foi bem sucedido. A ideia central é o entendimento da mineração e compreensão sobre alguns aspectos de base da Blockchain.

A mineração como forma de ser lucrativa ou gerar dinheiro é algo desejável, mas não primordial. A ideia de minerar mais do que o que é suficiente pra você pegar suas transações digitais é bom, gerar mais que o é necessário pra viver é utópico do ponto de vista de um usuário leigo.

Esse teste me fez refletir sobre o propósito da mineração e sua função aos olhos de usuário leigo.


Eu acredito que uma grande blockchain global essencialmente proof of work de alta performance com baixo custo é utópico, PORÉM os avanços podem surpreender. Existem duas bases que precisam de avanços, a parte de hardware com mais processamento e a parte de software com o desenvolvimento de novas tecnologias baseadas nos princípios da Blockchain podem surpreender muito.



Como foi a minha mineração em casa?

Na minha casa utilizei um Computador Gamer e um notebook Gamer para os testes. Não chegou nem próximo de uma RIG de mineração (Estruturas criadas especificamente para alta performance de mineração)

Eu demorei algumas semanas até conseguir configurar corretamente. Ao mesmo tempo que minerava ETH também coloquei para minerar BTC.

Abaixo segue a minha estrutura.



Abaixo segue alguns exemplos de mineração que encontrei na internet.




Como são as Fazendas de mineração de Blockchain?


17 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page