Marketing: O que é?
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Marketing: O que é?


Marketing Digital para muitos é trabalhar com as redes sociais, um parque de diversão virtual.

Muitos consideram que nem trabalho é, e para outros, encaram o marketing como o demônio que induz as compras.

Então, venho esclarecer tanto para a geração X até a geração Y que o marketing  “ é responsável pela criatividade e pelas estratégias apropriadas para chegar ao cliente, enquanto a execução fica com o pessoal de vendas”. Philip Kotler – o pai do Marketing.

Assim, o marketing não tem como objetivo de gerar necessidade, mas sim atendê-las, por isso a importância do setor de pesquisa e desenvolvimento (P&D) e análise de dados (BI), para compreender e atender essas falhas ou oportunidades.







Isso é tão importante, que empresas que criam produtos somente olhando a parte interna da equipe e não validam com seus clientes, tendem a ter um produto falido, antes mesmo do lançamento.

Sem contar que o marketing ao longo dos anos, também sofreu modificações, além do offline para online.


As evoluções do marketing


  1. No primeiro momento Marketing (1.0), está voltado para o produto.

Aqui, não havia segmento de cliente, a oferta era para a massa (Todos os tipos de pessoas). O que valia mesmo era a lei da procura e da oferta.

  1. No segundo momento Marketing (2.0), está focado no consumidor.

Aqui, começa a importância de conhecer o cliente a fundo e suas necessidades para aplicar no produto ou serviço.

  1. No terceiro momento Marketing (3.0), já temos o marketing mais humanizado, voltado não só para as necessidades como também para a mente, o espírito e o coração.

Aqui temos empresas voltadas mais para ações sociais e a preocupação com o que os clientes defendem e acreditam, como: sustentabilidade, defesa dos animais, violência contra as mulheres entre outros.

  1. E por fim, o Marketing (4.0) que está centrado no cliente e preocupado com a sua experiência e jornada perante o serviço ou produto.

Focando nas necessidades e buscando um atendimento que gere mais relacionamento com o cliente, criando “ADVOGADOS” da marca, por meio das redes sociaisboca a boca ou os famosos INFLUENCIADORES.

No entanto, toda a comunicação é integrada entre o marketing online e offline.

Portanto, não pense ou desvalorize o trabalho do profissional de marketing, pois toda ação necessita de planejamento, estudo e efetividade.

Porque no fim, o marketeiro não é um vendedor e o vendedor não é um marketeiro.

Pense nisso e bons negócios!






Aline da Silva Gerente de Projetos

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