Facebook muda de nome e altera seu rumo, conheça Meta de Metaverso
top of page

Facebook muda de nome e altera seu rumo, conheça Meta de Metaverso

Atualizado: 2 de fev. de 2022



Em anúncio oficial, o Facebook altera seu nome para Meta refletindo os novos rumos da empresa. Facebook deixa de ser Facebook e passa a ser Meta. Uma empresa mais abrangente que trabalha com o Metaverso, um conceito de mundo virtual que replica o mundo real com extensões. Esse conceito mexe com tecnologias como Realidade Virtual e Realidade Aumentada.

O metaverso ganhou ainda mais força com a transformação digital impulsionada pela pandemia Covid-19, porém as consequências e mudanças permanentes decorrentes que aconteceram entre 2019 e 2021 forçaram empresas e pessoas a transformar suas vidas.


A transformação digital do Facebook em Meta de Metaverso é um reflexo desse processo acelerado. O mundo virtual ficou muito mais próximo ao mundo real e a necessidade de uma nova forma de relacionamento torna necessário a adaptação rápida.

O Facebook é sinonimo de Rede Social, mas Meta reflete o novo posicionamento da empresa com a construção e o objetivo do Metaverso.

Entre os metaversos mais conhecidos temos exemplos que trouxeram grandes expectativas.

  • Second Life

  • Minecraft

  • Roblox

  • Habbo Hotel

  • Hubs Mozilla

  • Horizon do Facebook (Que pode sofrer grandes alterações com o recente anúncio do Meta (AKA antigo Facebook)

  • Avakin Life


A história do Metaverso


A euforia do Second Life foi um marco histórico nessa discussão. Para os que viveram esse período, muitos lembram de empresas de arquitetura virtual pipocando por aí. Empresas que vendiam projetos de virtualização dentro de Second Life. A febre deixava a discussão sobre virtualização cada vez mais acalorada e movimentou uma ciclo economico interessante na história da internet.

Porém, Second Life passou. E muitos mundos virtuais surgiram e desapareceram. As empresas que criavam coisas para o Second Life não existem mais. Porém, um legado ficou. Em um formato muito semelhante, podemos ver um Roblox como uma versão mais acessível de Second Life. Com uma roupagem lúdica e com carinha de plataforma de criança, Roblox vem movimentando uma economia marginal e que vem passando despercebida.



O que podemos esperar para o Futuro do Metaverso?


Os estudos sobre Metaverso já não são tão recentes assim, há mais tempo já estamos e sonhamos com uma extensão do nosso mundo real.

Podemos ver projetos como :

Uma versão do Escritório onde podemos ver uma versão do escritório real.


Ou mesmo eventos organizados em plataformas open source que rodam em navegador (browser) e suportam VR


Os preparativos para a evolução da interface Homem Internet já estão em estudos avançados, porém ainda com barreiras de acessibilidade. A tecnologia ainda é cara e está longe de ser popularizada. https://hubs.mozilla.com/


Antes de qualquer conclusão precipitada, é importante entender todas essas iniciativas que vem tornando possível a popularização de tecnologias como VR e AR.

Iniciativas como esportes de realidade aumentada ou mesmo softwares Open Source que trazem soluções para VR, podem acelerar o processo.



Hado, o primeiro esporte de realidade Aumentada do Mundo no Brasil

Ainda há muitas iniciativas isoladas e uma corrida do ouro para entender que vai popularizar primeiro a tecnologia de acesso ao Metaverso, porém o antigo Facebook agora oficialmente Meta; tenta se adaptar e se preparar para essa nova realidade.

Resta nos perguntar: Um passo ousado ou um sonho precoce do Facebook?




222 visualizações0 comentário
bottom of page