top of page

Ethereum SP Hackaton: Criamos um Dapp Web3 em 36 horas - Como foi a experiência?

Atualizado: 6 de out. de 2022

Em minha primeira participação em Hackaton, viramos duas madrugadas e ganhamos uma categoria. O desafio era criar algo voltado para as ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável)que são 17 objetivos conectados a estratégia ESG das nações unidas.

Abaixo vou contar mais sobre como foi evento Ethereum SP e sobre o Hackaton.

Nosso projeto Semo ganhou um prêmio na categoria da Chainlink.
Nosso projeto Semo ganhou um prêmio na categoria da Chainlink.

Antes de eu acompanhar o anúncio do Ethereum São Paulo, vale lembrar do Ethereum Rio que aconteceu no Museu do Amanhã.

Neste evento eu tive a chance de conhecer pessoas incríveis: Solange Gueiros, Conor, Alex Van de Sande, Mauricio Magaldi, Andre e muitas outras pessoas.


Antes de começar o Ethereum SP

Happy Hour de Esquenta antes do Ethereum São Paulo aconteceu no Distrito Fintech. Nos encontramos no evento com algumas pessoas da Confraria Web3 também tive a oportunidade de conhecer o fundador Daniel e a Brina da Web3Dev que me chamou muito a atenção, pois é DEV é algo que realmente faz muita falta nesse universo.


Como foi o evento Ethereum SP?


Como foi o Hackaton?

Antes do Hackaton, tivemos uma manhã e uma tarde de muito conteúdo dividido em dois andares.

No primeiro andar, o pessoal mais avançado em programação que tiveram uma grande de oficinas.

No segundo andar tivemos o Bootcamp, onde o pessoal que não é programador e todo o restante esteve. Eram várias pessoas com várias habilidades diferentes que se misturavam entre: profissionais, entusiastas, estudantes, etc.

Eu fiquei o dia inteiro no Bootcamp até as 18h. Quando deu 18 horas descemos todos para o primeiro andar onde tivemos uma abertura do Hackaton.

Eu até então estava sozinho. Ao final, a Solange encaminhou uma dinâmica que permitiu a formação de vários grupos.

Esse foi o momento que conheci muitas pessoas e conversei bastante. Eu não sou um programador experiente. Fui programador em 2000, aprendi a programar na Impacta ainda no surgimento do XML. Peguei o microfone e expliquei que tinha uma base de programação, mas que não podiam contar comigo na área de programação. Expliquei que podia ajudar em muitas outras áreas: Marketing, Business, Prototipagem, etc.


Foi assim que conheci uma galera incrível. Eu não podia estar melhor acompanhado.

Flávio Gouvea, Fabricio Medeiros, Paulo Barcelos


Nosso projeto: Projeto Semo - Semeando Prosperidade

Entramos de cabeça no projeto.

A primeira noite foi basicamente pra desenhar a ideia do projeto. Qual seria a solução? Pra que ela serve? Como ela funciona? Quais especificações? Foi uma noite longa de muita discussão. O projeto até então não tinha um nome. Chamávamos apenas de projeto Curator´s Protocol.

A gente sabia que seria algo para impacto social, mas ainda não tínhamos um nome.

Nosso projeto foi tomando forma ao longo das horas. Ganhou um nome, Semo que significa Semente em Esperanto.

Nossa ideia principal era permitir que quem deseja investir em projetos sociais que tenham impacto em alguma ODS, pudessem receber projetos de curadores.

Tudo de forma sistêmica via Web3.

Na prática, a aplicação que criamos poderia ser utilizado para qualquer mercado, pois permite que uma pessoa possa publicar uma necessidade e receber propostas já sabendo quando é necessário investir.

Ou seja, uma pessoa pode publicar que quer investir R$100.000 para um projeto de Erradicação da Pobreza. Essa pessoa então poderia receber projetos para aprovar e enviar o dinheiro.

Além dessa funcionalidade, nossa plataforma também permitiria uma auditoria e uma métrica precisa sobre quanto valor foi investido em cada ODS e, no futuro, permitiria chegar se o dinheiro foi enviado ou chegou até o seu destino.

Exemplo deum relatório Semo de Investimento nas ODS
Exemplo de um relatório Semo de Investimento nas ODS

Criamos uma marca, coletamos informações importantes e preparamos uma apresentação que atacava diretamente o problema.


Além da apresentação era necessário fazer um vídeo Pitch de até 4 minutos.

A gente não chegou a usar este vídeo como destaque, mas ficou listado como Assets na plataforma Taikai (Plataforma utilizada para o Hackaton)


Mesmo com anos de experiência de palco fiquei muito a desejar no Pitch. Percebi como é difícil falar em menos tempo. Uma coisa é dar uma palestra de 60 minutos e outra é explicar algo em 2 minutos.

Eu tinha apenas dois minutos pra introduzir e outros dois minutos para a parte técnica.


Na minha percepção houve três pontos que poderíamos melhorar para ter um resultado melhor (No final, recebemos uma premiação entre várias categorias diferentes)


1- O processo de Ideação - A ideia precisava ser mais simples e sedutora, de forma que conseguíssemos vender a ideia em apenas uma frase. Causando um bom impacto e sendo bem claro na proposta de valor. Nossa ideia era bem abrangente e igualmente complexo de explicar todos os detalhes. Nossa ideia não era uma ideia ruim, mas para um desafio como o Hackaton talvez tivesse um excesso.


2- A apresentação - Não consegui chegar em u m discurso matador em dois minutos. Tive grande dificuldade na hora de apresentar, parecia tudo dar errado. A apresentação travava e perdia um tempo importante. Lembrando qu eu tinha apenas 2 minutos (120 segundos) . Preciso melhorar minha técnica de Pitch


3- Um terceiro fator foi a apresentação do site em si, o link Semo.Life apresentava a aplicação de forma simples, mas a usabilidade estava igualmente simples. O Site não se apresentava visualmente incrível comunicando com clareza nossa proposta. Esse é um ponto que não dediquei tempo e deveria ter dado mais atenção.


Nosso resultado do Hackaton Ethereum SP

Ao final , nosso resultado não foi o melhor e nem o pior.

Nosso projeto Semo recebeu um prêmio na categoria da Chainlink.



Na minha opinião, o resultado foi excelente. Prêmios a parte, aprendi demais, tive uma baita experiência, conheci pessoas incríveis e estou mais preparado para novos desafios e atividades.


87 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page