Como criar seu metaverso em 7 passos

Atualizado: 2 de fev.


O que é um Metaverso?


O conceito de Metaverso é um ambiente virtual que replica um mundo através das tecnologias (Realidade Virtual, Realidade Aumentada e Internet)


Como entrar em um Metaverso e conhecer a experiência?


Você precisa de um dispositivo para ter uma experiência mais imersiva e completa. O mundo do entretenimento pode te mostrar boa parte da experiências possíveis no Metaverso.

Historicamente, tivemos uma febre sobre o tema com o tema Second Life.


Uma adaptação de baixo custo é o Google Cardboard que tem como objetivo prover uma solução mais popular mesmo sem grandes investimentos em equipamento.

https://arvr.google.com/cardboard/


Uma alternativa intermediária seria as opções da Samsung Gear VR com seus pacotes de aparelhos com "Óculos inclusos".

https://www.samsung.com/global/galaxy/gear-vr/


E como alternativa não tão acessível, porém bem mais imersiva temos os Oculus Rift. Experiências de jogos como Half Life Alyx, Beat Lightsaber, jogos de terror e jogos de montanha russa podem te mostrar o poder e as possibilidades dessas experiências.

https://www.oculus.com/rift/


Para saber mais sobre o envolvimento da "Realidade Aumentada" com o metaverso, até o momento podemos olhar para o mundo de Pokemon Go, Hado Techno Sport e algumas iniciativas frustradas com Harry Potter Wizards Unite e Ingress (Ambos jogos que usam Geolocalização criados pela mesma empresa de Pokemon Go, a Niantic)


www.hadoarena.com.br (Primeiro esporte de Realidade Aumentada do Mundo)



Criando seu próprio Metaverso em 60 minutos

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o Metaverso que tal criar seu próprio metaverso?


Para criar seu próprio metaverso é interessante entender um conceito chamado Sandbox, um termo muito comum no mundo dos jogos. Os jogos da categoria Sandbox são jogos no estilo Minecraft ou Roblox. Ambos "jogos" que simulam um mundo virtual com regras totalmente personalizáveis que permitem qualquer usuário criar seu próprio mundo virtual.


Criar seu próprio ambiente pode ser algo simples e fácil como algo personalizado e complexo. Neste tutorial, vou contar passo a passo como criei uma experiência de metaverso utilizando Software Livre e extremamente acessível via navegador (Browser de internet).


Porém, antes de você sair criando, eu recomendo fortemente que você crie algumas experiências próprias utilizando ferramentas como o Roblox Editor (https://www.roblox.com/develop) ou Garry´s Mod.


Principalmente na ferramenta do Roblox tivemos importantes aprendizados na construção do ambiente Meta.



O conhecimento de ferramentas como o Roblox Dev e a


Para criar seu próprio metaverso no Hubs da Mozilla - Software Livre (Open Source)


Passo 1: Conhecendo o Hubs Mozilla Vocês podem acessar o sistema em salas gratuitas através da página principal do Hubs Mozilla. (Hubs Mozilla)

As salas gratuitas não possuem as personalizações ou mesmo a criação de um ambiente proprietário. Porém, dá para se ter uma ideia do que é possível realizar.


Passo 2: Acessando o Hubs Cloud

O Hubs Cloud é a versão que pode ser "instalada" em seu próprio ambiente. Neste caso, o Hubs Cloud já dá um caminho fácil através de uma parceria com o AWS (Amazon Web Services). Você pode acessar pela página principal (Hubs Cloud)


Passo 3: Preparar o ambiente no AWS

Se você não possui uma conta no AWS, é necessário criar uma conta. Após criar a conta é necessário comprar pelo menos dois domínios. Por experiência própria, é mais fácil criar dentro do próprio AWS do que tentar importar um domínio. (Se você não tem domínio avançado de Web, recomendo fortemente que você compre seus domínios no próprio AWS) . Por quê preciso de dois domínios? Um domínio funciona de porta de entrada fácil para seu metaverso por VR ou celular e o outro é o domínio do portal.

Instruções mais detalhadas sobre as configurações do domínio você encontra aqui. Guia de Instalação rápida


Passo 4: Realizando o Deploy no AWS

Após a preparação dos domínios, você precisa configurar o SSH Key Pairs. Nesta parte você deve configurar escolhendo uma região seja mais próxima (No meu caso, eu escolhi Oregon)

Nesta etapa é necessário seguir as instruções passo a passo. Deploy


Passo 5: Após realizar o Deploy do Hubs

Após realizar o Deploy esta é uma parte que tive alguns problemas e acho importante prestar atenção. Para entrar no seu metaverso, o sistema do Hubs gera um Magic Link que é enviado por email ao usuário. É necessário configurar o AWS Simple Email Service (SES) na região N. Virginia (us-east-1) (Atenção: Deve ser obrigatoriamente nesta região, senão não funciona. Todas as regiões anteriores podem ser diferentes dessa e se quiser evitar qualquer dor de cabeça, você pode até realizar todo o processo nesta região N. Virginia (us-east-1) .

Mais detalhes desta etapa você pode verificar aqui


Passo 6: Personalizando seu Metaverso

Após realizar o deploy, você poderá acessar seu domínio e conectar através do seu email (Você será conectado como usuário ADMIN).

Você pode personalizar avatares Você pode personalizar cenários inteiros

Também é possível criar níveis de acessos


Se você deseja ver todas as etapas de personalização, antes de criar seu próprio ambiente é possível acessar pelo link do SPOKE do Hubs

O ambiente do Spoke permite que você crie seus próprios ambientes do zero ou mesmo re-edite trabalhos de outras pessoas.




Mais documentações sobre Hubs Mozilla




Passo Extra: Criando seu Metaverso em nível avançado

O projeto do Hubs tem seu código aberto através do Github. Para os programadores e usuários avançados, aqui é um prato cheio pra você contribuir com o desenvolvimento do Hubs e até criar ambientes mais completos e complexos.

Hubs Mozilla no Github



O resultado final de um ambiente personalizado para um evento. Artes personalizadas, vídeos com os temas do evento e ambientes colaborativos em que as pessoas também podem incluir mídias.



No vídeo abaixo, vocês poderão ver um ambiente criado inspirado em um local real



Precisando de ajuda, basta me procurar: Juliano Kimura

239 visualizações0 comentário