Como acabar com o bloqueio criativo?
top of page

Como acabar com o bloqueio criativo?


Se você faz parte da área de criatividade com certeza já deve ter sofrido de um bloqueio criativo. As causas podem ser inúmeras; stress, excesso de trabalho, pressão, entre outros. Neste post darei algumas dicas que podem ajudar você a se libertar disso =)


1- Espaireça

Você pode estar pensando demais em solucionar um problema ou como criar um projeto/ideia revolucionária. Mas não importa o quanto você pense, as ideias acabam não saindo e isso acaba criando uma pressão/stress. Pare um pouco. Dê um tempo para espairecer, seja dando uma caminhada ou assistindo aquele filme que está na sua lista há meses. Leve um sketchbook de ideias com você, caso possível. A inspiração pode vir dos lugares mais inesperados.



Alguns dos filmes disponíveis no Netflix com temática ação e aventura.


2- Desbrave o Pinterest

O Pinterest já é altamente conhecido como um site para guardar ideias e inspirar. O sistema de boards é perfeito para capturar imagens e criar painéis semânticos para seus projetos atuais ou futuros, a partir do que achar interessante enquanto navega. Veja trabalhos inspiradores de outras pessoas que possam motivar o início do seu!



Exemplo de pesquisa no Pinterest.


3- Comunique-se

Conversar com outra pessoa, mesmo que de áreas diferentes, pode trazer novas visões a você sobre seu projeto. Aquele amigo seu, pode apontar algum início de solução para o seu problema ou alguma sugestão que faça você desbloquear a sua mente.


4- Se cobre menos

Às vezes nos cobramos demais e por isso não conseguimos começar nada. Nenhuma ideia surge perfeita, você deve começar com algo e melhorá-la aos poucos. Não se subestime e acredite no seu potencial.


5- Mude sua rotina

Esta dica é para você que planeja seus dias e se programa para fazer as atividades em certos horários e no mesmo ambiente. Talvez algo muito regrado acabe se tornando monótono e então seja preciso encontrar soluções para quebrar com este ciclo. Que tal começar o dia lendo algum artigo sobre artes/design ou até mesmo um tema que goste? Ou então tentar trabalhar de outro ambiente, como por exemplo em um parque ou cafeteria? Mesmo que só por um período curto de tempo, já poderá favorecer sua maneira de pensar pela experiência diferente.


6- Ouça música

Muitas pessoas utilizam rádios ao vivo no próprio Youtube para se concentrar, estudar e trabalhar. Uma rádio que recomendo é a ChilledCow – Lofi Hip Hop que mistura músicas, sons e até mesmo falas marcantes de filmes e séries em um estilo lo-fi hip hop. Este estilo é mais instrumental e relaxante, mas você também pode criar uma playlist própria com músicas do seu gosto pessoal.



A Rádio online Lofi Hip Hop do canal ChilledCow no Youtube.


BONUS – outros sites para inspiração:


Este site pode lembrar bastante o Pinterest, mas ele possui o foco em reunir materiais de arte, design e criatividade. Outro diferencial é a possibilidade de realizar busca por cores, o que pode ser uma grande saída para quem tem dúvidas em como combinar certas paletas.



Com foco em cores, pode ser uma inspiração inicial para o seu projeto. O Design Seeds abrange diversas paletas de cores baseadas em fotos com a facilidade da presença dos códigos hexadecimais para uso digital. Eles também possuem instagram!



Uma coletânea de trabalhos inspiracionais escolhidos nas categorias de websites, design e vídeos. Em especial a parte de websites é bem interessante, pois os layouts escolhidos são clean e com foco na experiência em si: animações, interatividade e entre outros efeitos diferenciados.



Por Jennifer Tamochunas Diretora de Arte

51 visualizações0 comentário
bottom of page