Como acabar com o bloqueio criativo?


Se você faz parte da área de criatividade com certeza já deve ter sofrido de um bloqueio criativo. As causas podem ser inúmeras; stress, excesso de trabalho, pressão, entre outros. Neste post darei algumas dicas que podem ajudar você a se libertar disso =)


1- Espaireça

Você pode estar pensando demais em solucionar um problema ou como criar um projeto/ideia revolucionária. Mas não importa o quanto você pense, as ideias acabam não saindo e isso acaba criando uma pressão/stress. Pare um pouco. Dê um tempo para espairecer, seja dando uma caminhada ou assistindo aquele filme que está na sua lista há meses. Leve um sketchbook de ideias com você, caso possível. A inspiração pode vir dos lugares mais inesperados.



Alguns dos filmes disponíveis no Netflix com temática ação e aventura.


2- Desbrave o Pinterest

O Pinterest já é altamente conhecido como um site para guardar ideias e inspirar. O sistema de boards é perfeito para capturar imagens e criar painéis semânticos para seus projetos atuais ou futuros, a partir do que achar interessante enquanto navega. Veja trabalhos inspiradores de outras pessoas que possam motivar o início do seu!



Exemplo de pesquisa no Pinterest.


3- Comunique-se

Conversar com outra pessoa, mesmo que de áreas diferentes, pode trazer novas visões a você sobre seu projeto. Aquele amigo seu, pode apontar algum início de solução para o seu problema ou alguma sugestão que faça você desbloquear a sua mente.