Community Marketing: O evolução natural da comunicação digital

Community Marketing: O evolução natural da comunicação digital

content_copy



Uma tendência no mundo digital que vem crescendo ano após ano. Atualmente todos os temas relacionados a comunicação digital vem apontando todos para uma mesma direção: COMUNIDADE.


Quando falamos sobre: Grupos, fóruns, aplicativos, jogos, redes sociais, aplicativos, influenciadores, blogueiros, youtubers, e-sports e marketing digital; percebemos um ponto semelhante em todos eles. A formação de uma comunidade em volta de um tema de interesse em comum. Seja uma empresa, um produto, um serviço ou algo de entretenimento; todos eles vem se cercando de comunidades.

Mas o que é uma comunidade?


A imagem abaixo eu resgatei de palestras realizadas em 2007 baseado nos trabalhos realizados com redes sociais e comunidades (Em uma época antes do Facebook em que o Brasil era dominado pelo Orkut)



O que é o Community Marketing ou o Marketing de Comunidade?


Podemos dizer que o Community Marketing é a evolução direta do Social Media Marketing, um tema que está muito ligado ao Word of mouth, o poder da palavra, conhecido popularmente com o boca a boca.


A saúde de uma Comunidade é medida pelo tempo dedicado por seus integrantes.


A comunidade não tem dono ou autoridade máxima, ela pertence aos usuários que participam e colaboram com a comunidade.


Por quê ainda é tão díficil trabalhar comunidades para vender mais?


As empresas costumam tentar criar comunidades em volta de si próprias com gestores e coordenadores, mas sem entender que a comunidade pra ser comunidade precisa ter vida própria. Ela precisa trabalhar e acontecer com certa autonomia. E dar autonomia é algo que as empresas em sua maioria são péssimas!


Como é o fluxo da comunidade, o que movimenta e qual a troca de valores


Trabalhar comunidade é colocar as pessoas para colaborar junto com você sem ter que pagar algo para cada membro em dinheiro.

Para que você entenda a dinâmica de uma comunidade é necessário entender o que move uma comunidade. Como fazer as pessoas colaborarem/trabalharem pra você sem ter que pagar dinheiro para cada pessoa. Eu digo pagar dinheiro, pois na comunidade você sempre está pagando algo, porém a moeda é diferente.


Diferente do modelo que estamos acostumados em que a pessoa trabalha e você paga pelo seu trabalho, a comunidade todos trabalham e sua "remuneração" é diferente para cada membro da comunidade. Existe uma relação de troca, mas essa relação não é dinheiro por trabalho.


A principal dificuldade para manter uma estrutura de comunidade ativa é a constante ativação da comunidade.

O inicio de uma estrutura de comunidade é bem oneroso, pois muitas vezes desenvolver um bom Knowledge Base é algo novo com uma complexidade bem considerável.


Planejamento de uma estrutura de negócios baseada em comunidade

O exemplo acima foi desenvolvido para uma comunidade GAMER destinada pra E-Sports, as comunidades tem diferentes objetivos e o engajamento na área de games é naturalmente maior. Atualmente os melhores knowledge base que temos conhecimento é a SalesForce com o Trailhead e o Hubspot.


O fluxo de comunicação de uma comunidade é construída de forma descentralizada e distribuída de forma que o conhecimento é a pedra fundamental .


A Base de Conhecimento (Knowledge Base) vem sendo uma ferramenta essencial em empresas que usam a comunidade seu pilar essencial.

Conceitos como a autogestão já são naturais no ambiente digital e é algo que cresce nas plataformas e sites que já entendem completamente o funcionamento dos ambientes de rede.


Como se preparar para o futuro da Comunidade, Marketing Digital e tendências em rede?


Acompanhar tendências e como andar de bicicleta, você precisa se manter em movimento para não ficar desatualizado. Mais que isso, não basta ler sobre as tendências, muitas delas só podem ser entendidas quando você utiliza na prática.


Discord é a plataforma de comunicação em comunidade que utiliza Bots e moderadores (Sistema de cargos para sua autogestão)

https://discord.com/invite/Fw65JFn


Amino - Comunidade Gamificada sobre Inovação Digital e Redes Sociais da Trianons - Estou estudando as aplicações do Amino para a construção de parte do Knowledge base. https://aminoapps.com/c/Trianons/home/


Quer saber mais sobre meus estudos e matérias?

Acompanhe meus canais ou fale comigo ao vivo ^_^ 🔴




0 visualização
Transformador Digital

Juliano Kimura

(11) 996 936 340

©2020 por Juliano Kimura - Transformador Digital - juliano@trianons.com.br
CPF - 298.370.138-77
Rua Cardeal Arcoverde, 928 - Pinheiros - SP