Comitê aberto: Discussão sobre Metodologia de gestão de projetos
top of page

Comitê aberto: Discussão sobre Metodologia de gestão de projetos


Participei do comitê aberto promovido pela MestreGP junto com a ABRADi-SP.

A discussão sobre metodologia de gestão de projetos é extensa e foi bem interessante. Uma das coisas mais construtivas na minha opinião foi a exposição de diferentes realidades. Foi a experiência de pequenas e grandes empresas e um choque cultural que é um tapa na cara da teoria. Tapa na cara da teoria? Sim, pois muito do que podemos aprender em gestão de projeto conhece uma realidade bem diferente quando chega ao cotidiano.


Gerente de projetos: Conhecimento X Metodologia

Será que a experiência e a bagagem do Gerente de projetos é mais importante que a metodologia? Essa foi uma das questões levantadas durante o debate. É melhor ter um profissional sênior e uma metodologia mais ou menos OU é melhor ter um profissional junior e uma super metodologia?

Em resposta, tivemos diferentes pontos de vista.

  1. Um profissional júnior talentoso pode ser excelente ou pode ser péssimo

  2. Uma metodologia mal aplicada pode ser uma perda de tempo

  3. Um profissional sênior e multidisciplinar pode ser essencial para projeto

Essa discussão já levantou outra questão em sequência

Como contratar um gerente de projetos?

Já não é novidade que mão de obra capacitada e com qualidade é peça rara no Brasil. Podemos falar de vários motivos pra chegar nesse ponto. Uma base educacional precária, um grade curricular ultrapassada ou mesmo perfil comportamental. Seja qual for o motivo, a verdade que é difícil encontrar profissionais de qualidade.

Coisas que devemos entender é que profissionais de qualidade são, geralmente, caros. E sim, eles valem o preço que se paga.

Minha opinião sobre “Como contratar um gerente de projetos”

Usando minha experiência pessoal, o gerente de projeto é um cara multidisciplinado. Eu trabalhei muito em pequenas empresas (Leia-se agências) com estruturas enxutas e eficientes. Nesse cenário é necessário que o gerente de projetos seja um cara que transita bem em várias áreas. Ele foi comparado até com um profissional do universo “offline”, o Tráfego.

A contratação de um gerente de projetos para uma agência digital precisa ter conhecimento mínimo das áreas que compõe a empresa. É necessário saber como foi a entrega dos trabalhos anteriores para poder avaliar bem o candidato. Entender como é o relacionamento e qual metologia ele utilizava e como ele trabalharia ao iniciar na função.

Entender mais sobre como a pessoa desenvolveria o trabalho dela é apenas uma maneira de saber quão clara são as ideias do profissional ou mesmo entender quanto ele domina para executar e implementar a gestão de projetos na sua empresa.

Frases sobre o gerenciamento de projetos

Algumas frases que anotei durante o debate e achei que valem ser compartilhadas.

“Quanto mais o cara do Online, ele mais precisa saber dos detalhes. Quanto mais o cara do Offline, ele menos precisa saber dos detalhes. ”

“Garantir que as coisas comecem certo.”

1 visualização0 comentário
bottom of page