top of page

As Pedras Filosofais das Comunidades: A Geração de Valor em Rede com base em colaboração

Atualizado: 25 de abr. de 2023



A Colaboração fruto da descentralização e da distribuição é algo que vem sendo discutido há anos. Vale lembrar que a descentralização é um movimento que sempre existiu e foi acelerado através dos avanços tecnológicos.

Quando estamos transmitindo nosso conhecimento , estamos em processo de descentralização. Multiplicando conhecimento.


A Unidade já é um nó centralizado. Ou seja, TODA descentralização e toda distribuição parte da singularidade .


Uma sala de aula ou uma palestra é um processo de descentralização de conhecimento, mas os alunos não compartilham da autoridade do professor. Um professor é um centralizador de autoridade e um descentralizador de conhecimento.

A Descentralização em si é algo simples, a complexidade fica por parte das unidades que formam a descentralização.


As empresas em sua tradição são formadas por hierarquia e centralização com poucos níveis de descentralização. Investidores, C-Level, Diretores, Gerentes, Coordenadores, todos fazendo parte de uma mesma estrutura de centralização de poder. Neste caso, a decisão é sempre tomada por uma única pessoa ou por poucas pessoas.


As pessoas podem descentralizar ou podem distribuir coisas diferentes.


O processo de descentralização vem acontecendo de forma diferente. Esse processo pode acontecer de forma MULTIDIRECIONAL sem uma hierarquia pré-definida. Essa natureza torna o processo de descentralização naturalmente anárquico já que por vezes lideranças surgem ou devem surgir para que haja REAL descentralização.

Um movimento pode surgir de forma centralizada, mas é natural e bem-vindo que novas lideranças aconteçam para que a descentralização seja REAL.

É nos processos de descentralização que 100% dos projetos descentralizados morrem.

A transferência das COISAS entre os membros é um processo delicado. E quando digo transferência de coisas, pode ser de literalmente qualquer coisa.

Transferência de : -Conhecimento (Know How)
-Autoridade (Quando alguém precisa ter autoridade para realizar algo), o que pode estar relacionando diretamente autonomia
- Cultura (Saber o que é e apresentar o que é e manter a essência original, não manter a cultura original pode matar a estrutura descentralizada nas camadas mais externas)
- Valores
- Dinheiro ou recursos


Uma comunidade que consegue prosperar é aquela que consegue manter somar e multiplicar para os membros da própria comunidade. De forma que a movimento acaba se fortalecendo e crescendo de forma orgânica.

Uma estrutura com Cultura Fraca tende a não se perpetuar e perder força conforme as pessoas estão mais distantes da figura central.

Podemos dizer que o processo mais complicado nessa construção está justamente na DESCENTRALIZAÇÃO de todos os ativos. Sendo que essa descentralização acontece inclusive com coisas intangíveis, como por exemplo o conhecimento de uma pessoa sobre algo.


Visto que a rede é algo imensamente complexo, pois considera a participação de pessoas com suas características e individualidades. A rede em si poderia trabalhar pra diminuir a diferença entre os indivíduos ou mesmo fazer uma lavagem cerebral para que os indivíduos se tornem cada vez menos individuais. A Rede em Si poderia ser uma perigosa ferramenta para matar novas ideias e reforçar uma cultura já existente. E pode ser uma tendência da própria rede que isso aconteça.

No desenho acima, eu considero um núcleo distribuído com nós de descentralização. O nucleo em si não tem um líder, sendo que todos podem ter a mesma quantidade de poder e autoridade.

Em um cenário utópico, muitos gostariam de um cenário em que todos tem autoridade por igual e poder por igual.


Observando o trabalho de rede e o impacto da tecnologia, posso observar alguns pilares para cultivar uma comunidade forte e estruturada.

Chamo a atenção ao dizer CULTIVAR uma comunidade e não CONSTRUIR uma comunidade. Uma comunidade não pode ser construída, ela deve ser cultivada. Muitas empresas e organizações tentam CONSTRUIR comunidade, mas poucas entendem que é necessário CULTIVAR uma comunidade em volta de um interesse em comum.

As poucas empresas que cultivaram uma comunidade, tem algumas características semelhantes e uma que me chama a atenção é a paixão por fazer parte da comunidade.


QUAIS OS PILARES DE UMA COMUNIDADE FORTE E BEM ESTRUTURADA?


Causa, paixão ou interesse - Uma pessoa envolvida com uma comunidade encontra uma afinidade com a comunidade

O individuo precisa criar uma conexão de afinidade com a comunidade. Essa afinidade precisa ter relação com sua paixão. Uma pessoa apaixonada trabalha por dez pessoas e não mede esforços em fazer algo pelo que gosta.

Despertar o interesse é o primeiro passo para que uma pessoa comece a participar da sua comunidade.

Base de Conhecimento (Knowledge Base) - A pessoa precisa saber o COMO

Depois de ter seu interesse despertado, o futuro membro da sua comunidade quer saber COMO. Ele gostou da sua comunidade e agora deseja saber mais sobre o COMO. Como fazer parte? Como Colaborar? Como CO-construir? Como ajudar?


O que é uma base de conhecimento?

Base de conhecimento é um recurso que contém informações relevantes e úteis para os membros de uma comunidade digital. Ela pode incluir artigos, tutoriais, guias, vídeos e outros tipos de conteúdo que ajudam os membros a aprender e aprimorar suas habilidades em relação ao tema da comunidade. A base de conhecimento ajuda a manter a qualidade e relevância da comunidade como um todo, além de permitir que os membros acessem informações precisas e atualizadas de forma fácil e rápida.


Bi direcionalidade - Soma Troca de Valores Constante e Imediato

A TROCA (Soma) de valor imediato e constante. Quando uma pessoa passa a fazer parte de uma comunidade, ela deseja "de forma inconsciente" algo em troca. Essa bidirecionalidade é um conceito importante negligenciado principalmente por "Comunidades" Corporativas.


Processo, processos e mais processos - O fluxo precisa ser constante e precisa ter processo, mesmo que o processo seja mutante e esteja em constante evolução.



https://gotas.social/gota/1682451605963x855360593060954100 Código SEMANATDJK001

53 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page