Adeus Instagram! Como usar o Tik Tok no Marketing de sua empresa? É Publicidade ou propaganda? Antig
top of page

Adeus Instagram! Como usar o Tik Tok no Marketing de sua empresa? É Publicidade ou propaganda? Antig



Análise do Tik Tok, a rede social tendência que vem crescendo na internet. Antigo Musical.ly


Minha curiosidade surgiu durante minha navegação por grupos de estudos e comunidades. Percebi um certo comportamento muito parecido com os pré-fenômenos das redes sociais.  Como uma pessoa que vem estudando redes sociais há mais de 15 anos, é fácil perceber que a história se repete. Novamente temos pessoas que começam a migrar lentamente para um  novo canal enquanto outras continuam resistentes com a chegada de um novo canal. Por essa razão decidi olhar mais de perto para ver o que vem acontecendo e descobri um fantástico mundo novo.

Criar conteúdo no tiktok é algo muito singular, rápido e dinâmico.

Tive grandes dificuldades de entender suas funcionalidades e com algumas coisas funcionam. Por exemplo, eu nunca soube como era fazer um dueto e nem sabia como funcionava.

Aos poucos fui criando alguns conteúdos, o maior alcançou 15.000 pessoas. Isso foi me deixando ainda mais curioso. Tentar entender como as pessoas utilizam para empresas e pra vida profissional acabou me levando para mais fundo na toca do coelho.

@julianokimura é o meu canal no Tiktok, ainda bem tímido e com poucas visualizações.

Ao longo do artigo, vocês vão perceber que muitas empresas estão sendo pioneiras em começar um trabalho no TikTok.

Exemplos de Grandes Empresas que criaram canais oficiais no Tik Tok


Na sequencia começamos a perceber mais e mais empresas identificando um canal. Esse é um fator muito animador para quem pensa em começar criar algo para sua empresa ou negócio. O TikTok é uma excelente ferramenta, porém grandes instituições ainda sofrem com a produção de conteúdo quase em tempo real. Enquanto isso os pequenos que não precisam de longas reuniões para decidir e aprovar que tipo de conteúdo podemos fazer com 3D e outros recursos?


Em uma pesquisa de campo, nós verificamos que há vários canais oficiais. O trabalho de algumas empresas é primoroso,  mas ainda tímido e um pouco fora da linguagem corriqueira do tiktok. Outras entraram por entrar. O grande desafio no caso das empresas é romper as barreiras burocráticas na hora de criar um conteúdo rápido e dinâmico sem aprovação de 10 profissionais diferentes.

Profissionais que criaram canais oficiais no Tik Tok para falar de coisa séria


Durante a pesquisa este foi um fator inesperado. Encontramos várias canais com conteúdo SÉRIO. Profissionais dos mais diversos tipos falando sobre assuntos nada engraçados. Matemáticos, advogados especializados em direito imobiliário, psicólogos, marketing, comportamento, dentistas, etc.


Este é um campo que vai colocar muita gente em parafuso. Existem muitas pessoas que já enxergaram o potencial e começaram a usar o Tiktok com assuntos Sérios e com profundidade. Mais que isso, os canais tem chamado a atenção, pois alguns conteúdos com qualidade tem um volume relativamente baixo de seguidores e visualizações, porém são números orgânicos muito interessantes. A ideia do conteúdo ser algo mais coisas interessantes , dicas e curiosidades, é um caminho bem interessante para seguir.

Foi surpreendente ver que conteúdos como matematica ou direito imobiliário possuem coisas interessantes e que encontram seu espaço no TikTok

Novos influenciadores, atores, cantores, celebridades e famosos migrando para o Tik Tok


Os influenciadores e criadores de conteúdo em geral estão aos poucos embarcando na onda do TikTok. Podemos perceber que celebridades de outras redes sociais aos poucos vem migrando para esta nova rede. Ainda que há alguns que são nativos da plataforma tiktok criam coisas incríveis em ambiente virtual.

Na minha opinião pessoal vejo que é uma excelente oportunidade para celebridades começarem a alcançar um novo público ou mesmo melhorar seu relacionamento com seus atuais membros. Porém, os nativos do TikTok criam conteúdos de uma forma muito diferente.

https://www.tiktok.com/@pedrouzitahttps://www.tiktok.com/@marcellotavares8https://www.tiktok.com/@dyego_direitoimobiliariohttps://www.tiktok.com/@pablojamilkhttps://www.tiktok.com/@dentistamusicalhttps://www.tiktok.com/@avellaraphahttps://www.tiktok.com/@alexabrasilhttps://www.tiktok.com/@mtvhttps://www.tiktok.com/@colgatehttps://www.tiktok.com/@burgerkinghttps://www.tiktok.com/@cacaushowhttps://www.tiktok.com/@netflixhttps://www.tiktok.com/@kitkatbrasilhttps://www.tiktok.com/@cocacola_japanhttps://www.tiktok.com/@cocacolaindochina1https://www.tiktok.com/@fantarussiahttps://www.tiktok.com/@corinthianshttps://www.tiktok.com/@atleticodemadridhttps://www.tiktok.com/@fcbarcelonahttps://www.tiktok.com/@flamengohttps://www.tiktok.com/@barstoolsportshttps://www.tiktok.com/@avonbrasilhttps://www.tiktok.com/@rexonarussiahttps://www.tiktok.com/@decathlonosascohttps://www.tiktok.com/@applemusichttps://www.tiktok.com/@radiodisneyhttps://www.tiktok.com/@marvelstudioshttps://www.tiktok.com/@pauloffaustino

“TikTok entrega o que Facebook só consegue sonhar hoje” por Julio Moraes


A opinião do convidado especial Julio Moraes sobre a onda Tik Tok


TikTok não é uma ferramenta óbvia, é o primeiro passo da próxima onda de redes sociais. A rede não tem tecnologia baseada no que existe no grupo do Facebook ou Twitter, mas esta pronta para se autogerenciar e auto-regular, o algoritmo já funciona em partes com base em inteligência artificial, o que faz os devs da empresa terem “botões mais simples de gerenciamento” para decisões grandes como, eliminar algum tipo de conteúdo de crítica a algo, ou que seja um conteúdo que vai incitar as pessoas copiarem e o usuário se machucar.

A primeira rede social chinesa a atingir público global tem desafios grandes de permitir uma ferramenta rápida, prática e interativa para agradar a todo tipo de usuário. TikTok entrega o que Facebook só consegue sonhar hoje, uma timeline ideal, e feita sob medida para você, com conteúdos que te interessam de pessoas ao redor do planeta que podem abordar aquele assunto, música, ação ou piada.

Hoje, em uma situação global um pouco caótica para nossos olhos, TikTok se mostra como opção de garantia de momentos divertidos, e de modo que outros não fazem: Humanizado. Instagram já está marcado como muito falso, Youtube já se mostra superlotado, Facebook não é mais atraente para o público jovem, Snapchat tem perdido audiência por falta de inovação, e TikTok funciona hoje como se um amigo estivesse olhando para outro triste, e esse fizesse algo para o amigo sorrir, esse é um, dos vários segredos da rede. – A humanização do TikTok fica clara quando vemos vídeos de pessoas de todos os tipos, tamanhos, crenças, e ao mesmo tempo enxergamos pessoas passando por situações ou momentos similares ao nosso. 

Encontraremos sempre alguém que combina com nossas características e humor e isto é raro em rede social hoje em dia – Com o melhor ponto de ser ‘fundado’ (ou iniciado em grande parte) pela nova geração que não aceita ou acata tantos conteúdos considerados tóxicos (ofensivos, bullying, contra-culturais, etc). Você pode ver um ou outro, mas só denunciar e dizer que não tem interesse neste tipo de vídeo e raramente vai ver novamente, ou jamais com a mesma frequência como vemos hoje no Facebook.

Vale experimentar, tome seu tempo, curta vídeos, compartilhe se achar bacana, faça vídeos seus, vá com mente aberta e, garanto, sua timeline será mais próxima dos seus gostos de diversão em 15 dias, do que podemos tentar fazer hoje em qualquer outra rede social. 

Julio Moraes

Julio MoraesConvidado Especial

Julio Moraes é empresário e atua na área de estratégia e planejamento em Marketing & Digital há mais de 16 anos e conta com trabalhos em mais de 20 empresas nacionais e internacionais. Atualmente vivendo e trabalhando em Los Angeles e com trabalhos ganhadores do EMMY® – The Television Academy, Critics’ Choice Movie Awards, e indicados ao HFPA® Golden Globes e Academy of Motion Picture Arts and Sciences.




Primeiras impressões


A primeira impressão é assustadora. A segunda impressão é confusa. Muitas pessoas acabam desistindo sem ao menos tentar entender. Isso torna a primeira impressão algo negativo. Porém, pode ser bem interessante depois de você insistir um pouco na brincadeira.




Acesso


Qualquer pessoa pode criar uma conta e começar em instantes. Não tem grandes requisitos. O que torna fácil acessar, baixar e começar a utilizar.




Mecânica


O aplicativo possui uma ampla base de ferramentas e recursos. O que acaba tornando algo muito intimidador para aqueles usuários pouco intuitivos. Qualificado como médio, pois a mecânica de produção ainda é complexa para o grande público, para os criadores está se tornando algo interessante e para as empresas ainda é algo pouco explorado. A entrega do conteúdo também é uma que não foi compreendido completamente. Melhores horários e linguagem são coisas que ainda não estão bem definidas.




Pós-produção


A conta possui um acesso para ver os dados analíticos e a entrega do conteúdo ainda é obscuro. São muitos tiros no escuro, mas existe grande possibilidade de alcançar grandes públicos de maneira orgânica.

.reading-box-container-1 .element-bottomshadow:before,.reading-box-container-1 .element-bottomshadow:after{opacity:0.70;}

Nome do aplicativo: Tik Tok antigo musical.ly

Descrição do aplicativo: Aplicativo que gera vídeos curtos com várias ferramentas fáceis de utilizar.


Avaliação geral do aplicativo Tik Tok AKA Musical.ly

Tiktok é uma rede que teve origem em outro aplicativo conhecido com Musical.ly. A mudança de nome vem de forma estratégica mudando o posicionamento de marca da rede para algo mais abrangente e completo. Seu nome anterior deixava o aplicativo muito limitado para, como o próprio nome já diz, algo musical. O aplicativo mesmo sendo fácil de usar em suas funcionalidades ainda deixa muitas dúvidas sobre COMO usar para profissionais mais tradicionais e qualquer perfil menos ousado.  Isso acontece, pois a forma como conteúdo é criado  e propagado é algo muito diferente do que conhecemos em outras redes sociais e plataformas colaborativas.

  1. Usar na internet: CLIQUE AQUI

  2. Usar em Apple (IOS): CLIQUE AQUI

  3. Usar utilizar em Android: CLIQUE AQUI

  4. Link para a publicidade e Business: CLIQUE AQUI

  5. Windows Phone: senta e chora!

Avaliação Geral 79

Custo x Benefício 100

Aplicabilidade 70

Produtividade 75

Impacto 50

Usabilidade 90

Design 55

Maturidade 72

Extras e extensões 77


A plataforma vem crescendo de forma impressionante e muitas marcas vem adotando a plataforma em sua estratégia de comunicação. O aplicativo possui muitas funcionalidades e um comportamento de produção de conteúdo que foge dos padrões normais. Em uma visão muito viciada e superficial da plataforma, muitas pessoas ainda enxergam a rede com certo ceticismo. Ainda acreditam que a plataforma social Tik Tok foi criada para crianças e que o único tipo de conteúdo que existe é o BESTEIROL sem sentido.  De fato, 99,9% da rede é cheia de conteúdo sem sentido, vazio e sem nenhuma mensagem  de valor. PORÉM, aqueles que estão acompanhando a plataforma já podem enxergar novas formas de utilizar a rede. Seus pioneiros vem alcançando sucesso.

🔴 Transmitindo ao Vivo do Centro de Inovação



Sobre o autor Juliano Kimura

43 visualizações0 comentário
bottom of page