A vida dupla de um funcionário: O limite pessoal e profissional
top of page

A vida dupla de um funcionário: O limite pessoal e profissional


A vida dupla de um funcionário: O limite pessoal e profissional

Atualmente muito se fala dentro das corporações sobre a saúde pessoal de seus profissionais. Existem situações em que é impossível separar o Pessoal e Profissional.

 Não há um portal mágico da porta para dentro de sua empresa que te fará esquecer as preocupações da vida pessoal. Assim, você irá entender que em algumas situações é normal se sentir afetado pelos problemas! O trabalho também pode ser prejudicial se você o levar para a sua casa ou falar sobre problemas e ocorridos negativos no lar.

Separamos 5 dicas para lhe orientar em melhores práticas que são:

° Estabeleça Limites; 

Entender seus limites é importante para reconhecer até onde você é capaz de investir em atividades no seu trabalho, muitas vezes buscamos ser pró ativos e acabamos assumindo tarefas que não “damos conta” de solucionar. Busque opções para te auxiliar nessas situações, divida tarefas com colegas de trabalho ou não assuma responsabilidades que você não poderá ajudar. 

° Separe seu momento de lazer;

O Home office é uma realidade muito presente, a facilidade de se trabalhar estando em qualquer lugar, aumenta as chances de você se prender no trabalho quando deveria descansar. Ações como essa fazem com que o profissional perca a essência de sua vida pessoal e acabe “vivendo para o trabalho” e “preocupado sempre com coisas profissionais”. O ideal é separar o fim de semana para fazer coisas que você gosta, conhecer locais novos, assistir um filme no cinema, cozinhar ou qualquer outra coisa que lhe dê prazer.    

° Fique mais com a Família;

Estar com a família é algo muito importante, quando trabalhamos fora passamos mais tempo com nossos colegas de trabalho do que com as nossos próprios familiares. Isso não é ruim, mas a nossa família será sempre um lugar ótimo para renovar energias. Muitas vezes trabalhamos tanto, levamos o trabalho para casa que nem conseguimos dar atenção aos nossos filhos, conversar com nossos pais e amigos. Busque ter um tempo para aqueles que te amam e se importam com você. 

° Foque em suas atividades;

Os problemas pessoais podem estar todos os dias conosco, não há como fugir deles. O segredo é ter o foco em suas atividades quando os problemas surgirem, dar importância em suas responsabilidades para que sua mente não foque nas preocupações no momento. Existem situações que fogem de nosso controle, a regra é tentar passar por eles da melhor maneira no trabalho, sem que isso prejudique você ou o resto da equipe.  

° Respeite seu horário de trabalho;

Seu tempo de trabalho deve ser respeitado sempre! Compreendemos que as vezes existem situações que nos fazem ficar mais tempo na empresa para finalizar alguma atividade ou auxiliar em outras situações, mas é importante saber que trabalhar além do expediente pode causar situações desagradáveis para você e sua saúde. Se doar mais que o necessário deixará o funcionário cansado, fazendo com que ele perca o apetite, tornando seu desempenho mais lento e menos eficiente.

Dicas assim, podem ajudar muito quando você estiver com problemas pessoais no trabalho ou um funcionário dentro de sua empresa esteja passando por algo. A troca de apoio entre empresa e funcionário é extremamente necessário e importante! 

João Pedro

João Pedro Gestor de Influenciadores

.fusion-gallery-1 .fusion-gallery-image {border:0px solid #f6f6f6;}


8 visualizações0 comentário
bottom of page