A força das comunidades dentro e fora das redes sociais

A força das comunidades dentro e fora das redes sociais



No final do ano passado, comecei a participar de uma comunidade de programação chamada Unicorn Tech, em que estou participando de meetups e ajudando um pouco na parte de organização. 

Quando comecei a frequentar os meetups, percebi que a comunidade é realmente grande e está sempre se mobilizando para criar encontros. Assim, que geram troca de experiências e também conhecer pessoas novas. 

Esse é um exemplo de uma comunidade que faço parte, mas sei que existem diversas comunidades de diferentes assuntos que promovem esses tipos de encontros. Uma dica é entrar no site/app chamado Meetup que tem encontros sobre assuntos variados. 

Dá uma procurada lá, que você vai encontrar algum tema que te interesse.

Por conta desses meetups, fui pesquisar mais sobre comunidades do meu interesse e encontrei várias em diferentes redes sociais, as principais foram: Telegram, Discord e Slack. 

Acredito, que essas sejam as mais populares pelos grupos por serem públicos e também por trazer uma interação em tempo real, diferente de fóruns. Uma coisa em comum nessas comunidades é que estão sempre interagindo de uma forma prestativa, seja tirando dúvidas ou criando conteúdos diferenciados que possam transmitir conhecimento e ajudar de alguma forma. Também percebi, que as comunidades se esforçam bastante em organizar esses meetups online ou presenciais, para que possam focar no objetivo principal que é estar sempre se ajudando. 

Acho que deu para perceber que o foco das comunidades é ajudar uns aos outros e que os meetups são um ótimo jeito de fazer isso.

Vamos entender a importância desses encontros para as comunidades e para as pessoas:

O objetivo desses encontros, é gerar troca de conhecimentos através de talks ou rodas de conversa de modo que isso ajude pessoas com diferentes níveis de experiência; o legal é que não importa seu nível, porque você pode tanto ensinar alguém com mais experiência quanto também, aprender algo com essa pessoa.

Esses meetups, também ajudam aumentar a visibilidade da comunidade e a profissional de quem participa. O que mostra que o participante tem interesse em aprender e está buscando alguma forma de crescimento, que é um grande diferencial no mercado.

Então, vá a meetups faça parte dessa comunidade e aumente seu networking.

Tenha boas experiências!

.     .     .

Links:

  1. Comunidade Trianons – https://discord.gg/Nh2NM5h

  2. Comunidade Unicorn Tech – https://www.meetup.com/pt-BR/UnicornTech/

  3. Créditos da imagem – https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn%3AANd9GcSw3hHMFdsJ203TulFTdh2IZ3dffUqyopOIYBQ_Y0z9Yh9aEpV



Murilo Ps

Desenvolvedor Mobile

#comunidades #networking #slack #telegram #redessociais #meetups

0 visualização
Transformador Digital

Juliano Kimura

(11) 996 936 340

©2020 por Juliano Kimura - Transformador Digital - juliano@trianons.com.br
CPF - 298.370.138-77
Rua Cardeal Arcoverde, 928 - Pinheiros - SP