A Bolha da Blockchain: O que impede a Web 3.0 de estourar



A Web 3.0 que tem todos os seus alicerces na tecnologia Blockchain ainda enfrente um grande desafio para sua massificação.

Estudando profundamente a tecnologia Blockchain podemos entender melhor: O que é, Quais as oportunidades e aplicações e suas maiores DORES.

Fato 1 : O conceito Blockchain Raiz é um péssimo negócio para quem é Rico.

A Tecnologia Blockchain tem como seu grande diferencial a "Distribuição", algo maior que a "Descentralização. Distribuição e Descentralização são duas palavras que não combinam com concentração de Riqueza. Ou seja, vai ter menos apoio dos ricos. E quem é rico e quiser ficar mais rico vai tentar explorar a tecnologia Blockchain pra ficar mais rico.


Fato 2: O uso de Blockchain cresce com a maturidade tecnológica da população

Estar conectado em uma Blockchain e fazer real uso dessa tecnologia é algo que muitos benefícios para a sociedade como um todo, mas a população ainda não está preparada para essa conversa.

A boa notícia é que o conhecimento geral sobre tecnologia só tende a aumentar ao longo dos anos. E com a ajuda da tecnologia, pode sim ser um crescimento exponencial.

As barreiras em volta do conhecimento vem caindo ao longo dos anos, vídeos tutoriais e cursos online vêm ganhando espaço. São cada vez mais baratos e , muitas vezes, gratuitos.


Fato 3: A Blockchain ainda não encontrou sua melhor versão

A Tecnologia Blockchain é jovem, um bebe tecnológico que engatinha pela sociedade. Por mais que o topo da pirâmide diga o contrário, as iniciativas de Blockchain ainda se arrastam por uma camada muito superficial da sociedade.

Uma das grandes barreiras é o conhecimento técnico necessário para operar em qualquer dos níveis da Blockchain. Do uso mais simples das carteiras até operar um Nó (Node) de blockchain AKA Mineração.


Analisando friamente a Tecnologia Blockchain?


A Tecnologia Blockchain vem passando por algumas fases e vem amadurecendo, ou pelo menos tentando amadurecer. Porém, como é algo muito novo tentando encontrar seu lugar no mundo ainda vem mudando de direção muito rápido. O que torna todas as iniciativas um pouco INSTAVEL.


A Bitcoin vem consolidada como a maior cripto moeda do mundo e, até o momento, pioneira e mais consolidada Blockchain. Pela sua disseminação e anos de existência.

A essência e a base vital da Blockchain são os NÓS (NODES).

A Base de Dados Distribuída , Blockchain, ganha força conforme a disseminação dos NODES. Podemos dizer que quanto mais Nodes existem, a estrutura da Blockchain se torna maior, mais forte e mais segura.

Existem diferentes tipos de Nodes (Nós) que trabalham para sustentar a Blockchain. Essa complexa arquitetura da qual "Qualquer pessoa" pode fazer parte, é a base essencial da Blockchain.

SEM NODES, SEM BLOCKCHAIN

A verdade nua e crua


Uma Blockchain que não prolifera e dissemina seus nodes através do mundo pode ser tornar frágil e instável. O crescimento constante de novas pessoas participando da rede é o que fortalece todo o ecossistema e o que faz com que a Blockchain se torne sólida e estável.

Os nodes "tradicionais" costumam usar o Proof of Work (PoW), mas sua alternativa que promete uma Blockchain mais eficiente (Melhor custo benefício) o Proof of Stake (PoS) vem ganhando espaço. O Proof of Stake foi anunciando como uma alternativa que reduz o consumo de energia elétrica abrindo mão de parte de sua Descentralização.


Essa ainda é uma questão e há pessoas que dizem que o Proof of Stake acabará com a Mineração "lucrativa".


Mapa de Nodes de Blockchain



Quando a bolha da Web 3.0/Blockchain vai estourar?


Sabendo desses fatos, eu cheguei em uma terrível conclusão.

A tecnologia Blockchain ainda está no começo de sua jornada para a popularização.

A Mineração da Bitcoin era Sexy o suficiente para iniciar uma faísca. Em 2015, qualquer pessoa pode abrir sua mineração e ganhar seus Bitcoin com certa facilidade.


Na Ethereum, o anúncio do "PoS" dividiu a comunidade. Hoje, temos a Ethereum Classic e a Ethereum 2.0. Novas Blockchains vem buscando espaço onde a Ethereum se torna inviável. (Custo e velocidade de processamento). Sem falar sobre a Mineração nada atraente ou pouco atraente. Porém, ainda é o berço e a mais utilizada do mundo atrás da Bitcoin.


  • Usuários Normais não são Mineradores. Pois ,na maioria , das blockchains não é tão simples.

  • A lucratividade dos Mineradores está cada vez menor.

  • Pessoas compram Crypto Moedas como investimento e com o objetivo de ganhar dinheiro.

  • Crypto Moedas deveriam ser utilizadas no dia a dia e com ampla adesão da sociedade.


A Blockchain que vai revolucionar o mundo terá um modelo de distribuição em rede. Sua mineração será de simples adesão, tornando possível que qualquer usuário com um aparelho (incluindo um smartphone) conecte-se na rede de Blockchain e forneça processamento e infraestrutura para a Blockchain. Sua colaboração será efetiva (colaboração em processamento e armazenamento) tornará a Blockchain muito mais eficiente.


Essa eficiência irá aproximar o número de usuários mineradores do número de usuários utilizadores. A Mineração não precisa ser muito lucrativa, mas precisa ser o suficiente para o execução de todas as transações que o usuário precisar realizar na blockchain. Dessa forma, estaríamos nos aproximando da Taxa Zero e do real dinheiro Peer to Peer. O usuário poderia realizar todas suas transações pagando todas as taxas (Gas Fee) com o dinheiro de sua mineração.


Ainda há barreiras e problemas precisam ser resolvidos na tecnologia blockchain e na sua infraestrutura para que a Blockchain seja realmente uma ferramenta disruptiva para toda a sociedade.


A Blockchain que vai revolucionar o mundo:
Número de Usuários (Utilizadores) ~ Número de Mineradores Recompensas de Mineração ($) >= Custos e Taxas ($)

Talvez o conceito de Base de Dados Distribuída (Blockchain) seja um passo antes para uma nova tecnologia que utiliza princípios muito similares ao da Blockchain incluindo o Proof of Work , realizando uma espécie de Processamento de Dados Distribuída. Esse processamento não seria uma Ledger (Livro Razão) como é na Blockchain (A ledger pode fazer parte), mas sim uma grande rede neural com Nodes Minerando processamento.


17 visualizações0 comentário