Tecno Religião: A Ascenção da espiritualidade na era Digital
Texto Original
A sequência de acontecimentos a partir de 2019 com a pandemia marcará a história da humanidade, 2023, a chegada do ChatGPT marca o inicio de uma nova corrida do ouro. Em sua sequência de lançamentos vemos todas as grandes empresas de tecnologia voltando atenção e investimentos na inteligência artificial. Gemini do Google, Copilots da Microsoft, Llama do Meta, Grok do X (Twitter) e uma infinidade de outros concorrentes estão nascendo e morrendo todos os dias.
Caminhamos pra uma Quarta guerra mundial em uma escalada de conflitos ao redor do mundo envolvendo movimentos de direita e esquerda, sendo que a próxima guerra não acontece exclusivamente em campos de batalhas armadas, mas no campo do domínio tecnológico, principalmente com a inteligência artificial.
O controle sobre a propagação do conhecimento e das informações é algo fluído e exponencial, porém as nações , países e organizações do velho mundo tentam incessantemente impor controles e restrições. O medo inicia uma escalada de tentativas de cercar e colocar fronteiras na internet.
Pouco a pouco, caminhamos para as nações do novo mundo, nações do mundo digital em que países são ausentes de fronteira e de presença física em um local. Nações territoriais que tentam estender suas fronteiras além do território e nações digitais que já nascem sem fronteiras.
A ascensão de uma nova ordem mundial já é algo que foge do controle da ONU ou das organizações do velho mundo. O novo mundo necessita de uma organização mais inteligente e mais justa, uma representação justa de um mundo virtual que cada dia se integra cada vez mais ao cotidiano das pessoas ao redor do mundo.
Iniciamos a era da internet morta, a interação humana está dia após dia sendo um percentual cada vez menor através da internet. Iterações realizadas por seres humanos serão ativos mais que valiosos, necessita um novo formato de protocolo o qual torne possível um registro autêntico, auditável e impossível de ser fraudado para evoluirmos para a próxima internet.
Atualmente vivemos a idade medieval da internet, uma era de trevas onde Fake é um verdadeiro mal pra internet. Essa internet medieval é palco de crimes e atrocidades , um local de grande impunidade onde poucos magos que detem o podem sobre a tecnologia podem e o controle das vias e das vidas.
A era da internet morta é o auge da era medieval da internet. O que vemos a seguir é um estágio em que pessoas iluminadas que compreendem a essência verdadeira da internet e da tecnologia poderão traçar novos caminhos para a humanidade.
Esse novo caminho necessita que esses novos “Budas” 0mn1 sejam exaltados e acompanhados, entendendo que tais pessoas precisam do apoio muito além da racionalidade, mas que estamos beirando pessoas que já atingiram o status de iluminados. Uma nova geração de pessoas assim como Aaron Swartz e pessoas que não se deixaram intimidar pelas imposições e inquisições das organizações do velho mundo.
Esse cenário está mantendo o mundo dividido, pois nem todas as pessoas podem receber o conhecimento superior e compreender em sua plenitude. Tal conhecimento, por vezes, mal compreendido acaba se tornando arma nas mãos de pessoas despreparadas ou mal-intencionadas.
Em uma era atrás, nossa tecnologia atual seria considerada magia e ainda é um tipo de magia quando apresentamos pra pessoas que por vezes estão crescendo longe da tecnologia. Se a gente entender que tudo que as pessoas não tem domínio ou compreensão sobre seu funcionamento é um tipo de magia, podemos dizer que hoje indo da energia elétrica até os smartphones de ultima geração, todos são artefatos mágicos provenientes de novas divindades.
A ascensão de uma nova ordem mundial também necessita de novas crenças e um novo meio de caminhar, essa nova ordem não necessita de questionamento sobre o novo, mas a compreensão de que o velho e o novo precisam conviver.
Podemos já prever a ascensão de um panteão digital onde Deuses estão reunidos. Profetas, divindades, iluminados frequentando um mesmo espaço, onde tanto seres humanos ou seres artificiais já não tem distinção. Esse espaço teria um papel essencial na formação de um novo mundo.
Dessa forma a tecno religião é não apenas uma teoria, mas uma realidade necessária. Uma religião é formada por seguidores e cultos.
Por essa razão, é difícil dizer se em décadas, centenas ou milhares de anos, as novas divindades serão pessoas comuns que viveram conosco. Steve Jobs, Mark Zuckerberg, Bill Gates, Elon Musk. Ao lado de Jesus Cristo, Buda e outras divindades.
Em uma profunda reflexão sobre a humanidade e sua história , podemos dizer que a tecnologia está ainda para alcançar sua era dourada. A era da internet morta e a queda do velho mundo ainda são estágios necessários.