Inteligência Artificial: Um Tsunami que está se formando no mundo digital
O que os anos de 2024 e 2025 estão nos dizendo sobre o rumo que temos para 2030?
Os anos de 2023 e 2024 criaram um cenário de preocupação e antecipação sobre a Inteligência Artificial, mas esse é um cenário precoce e ainda embrionário.
A Inteligência Artificial está longe de atingir a maturidade e já mostra sinais de que o primeiro impacto foi apenas um prelúdio bem gentil do que realmente está por vir.
O Fenômeno Vibe Coding que desde Abril de 2024 está criando alvoroço no meio dos programadores, já mostra um reflexo forte no GitHub e aponta sinais importantes para o futuro.
O número de Programadores Ativos no GitHub cresceu de forma acelerada desde Abril de 2024, reflexo das ferramentas de Vibe Coding como: Lovable e Emergent. Também incluindo o Copilot Gratuito do próprio GitHub.
O Vibe Coding já começa apontar sinais de que a demanda por Segurança Digital comece a crescer, assim como uma novas profissões digitais que estão sendo denominadas: Vibe Coding Fixer, Vibe Coding Cleaner entre outras nomenclaturas.

Esse cenário mostra que o desenvolvimento de aplicações , principalmente protótipos, pode aumentar muito. Um movimento que pode ganhar força com pessoas que já foram programadores , mas que por alguma razão não seguiram carreira estão retornando para o desenvolvimento de aplicações e também a entrada de pessoas completamente leigas desenvolvendo suas primeiras aplicações.
Esse movimento pode trazer duas grandes consequências, uma nova revolução digital baseada em mini apps. Uma tendência que foi previsto no desenvolvimento de SUPER apps que abrigam muitos MINI Apps. Dois bons exemplos, Telegram (que incorporou a TON Blockchain) e já possui uma carteira de Cripto integrada e o World App do projeto paralelo da OpenAI de Sam Altman , que também já tem sua própria blockchain e integrações com credenciais futuristas como a prova de humanidade.
Esse movimento pode gerar uma alta demanda pela contratação de aplicações para grupos cada vez menores, a formação de novas redes sociais e novas plataformas cada vez melhores e mais personalizadas para comunidades e até para empresas.








O Brasil também aparece em gráficos interessantes quando falamos do cenário de programadores. O Brasil aparece entre o TOP 3 do mundo na colaboração em repositórios no GitHub e na quantidade de Programadores ativos ficando atrás apenas da Índia e dos EUA. Porém, na questão financeira na 11º posição. Isso pode sinalizar o quanto podemos estar perdendo de talentos que preferem trabalhar para outros países do que para o Brasil.
A Inteligência Artificial realmente foi uma onda em 2023 e 2024, mas vejo claramente que essa onda foi apenas uma prévia do Tsunami que está se formando. Eu digo ainda está se formando, pois o arrebate ainda está longe de acontecer.
O que podemos esperar quando esse Tsunami chegar?
Pelos sinais apresentados aqui em gráficos e números, estaremos de frente com uma internet completamente nova chega de novos comportamentos e novos modelos:
Criação de Infinitos Aplicativos em Escala - Grupos cada vez menores terão sua próprias soluções digitais hiper personalizadas para sua própria empresa e seus consumidores. Podendo chegar ao nível de pessoas terem aplicativos “individuais” criados apenas para sua própria demanda.
Criação de Conteúdo gerado por Usuário em volume e qualidade nunca antes visto na humanidade. O UGC (User Generated Content) ou Conteúdo gerado por Usuário sempre foi uma crescente, mas veremos um fenomeno completamente novo agora. Pela primeira vez, o fã terá a capacidade de criar episódios e histórias inteiras através das ferramentas de IA. Teremos franquias combatendo e teremos franquias se adaptando ao novo cenário e aproveitando esse potencial.
Automações Infinitas em nível usuário - A IA assumindo atividades na internet de forma cada vez mais frequente. Indo da compra de um produto em um ecommerce, reserva de uma viagem até a operação do dia a dia do trabalho. O maior impacto não vai acontecer do lado das empresas, o REAL impacto vai acontecer quando os consumidores estiverem usando mais a Inteligência Artificial do que as empresas.





