GLOSSÁRIO
AirBNB - Plataforma de hospedagem alternativa a hotéis e hospedarias. Você negocia diretamente com o proprietário, paga pela plataforma e aproveita sua estadia como hóspede.
Analytics - Plataforma do Google que permite colher inúmeras estatísticas e dados de acesso e comportamento de seu público, para guiar e direcionar sua performance ou seus próximos passos.
App - Aplicativo. Um software feito para funcionar especificamente em celulares.
Design thinking - O treino do pensamento. Ao contrário do que a palavra sinaliza, é uma forma de se disciplinar para atividades.
Excel, Word, Power Point - Programas do pacote Office, da Microsoft. Ultimamente, vem sendo substituído pelos Google Documents.
Fanart - Ilustração criada por um fã usando personagens oficiais. Existem inúmeros níveis de qualidade.
Fanfic - Conto ou romance escrito por fãs usando personagens oficiais.
Fanzine/Dojinshi - História em quadrinhos criada por fãs usando personagens oficiais. Há até mesmo eventos grandes, como a Comiket do Japão, dedicados a este tipo de atividade.
Farmville - A “fazendinha”. Jogo social do Facebook. Você plantava, cuidava de seus animais e gastava rios de dinheiro. E aporrinhava todos os seus amigos com atualizações em sua Timeline...
Galinha Pintadinha - Personagem criado para controle de massas infantis. Ótima forma de acabar com reclamações em viagens longas.
Geomarketing - Marketing direcionado para pessoas localizadas em determinado momento, em determinada região. Intimamente ligado ao GPS.
GPS - Global Positioning System, o sistema de posicionamento global. Permite encontrar coordenadas ou mesmo sua posição em um mapa. Muito usado em aplicativos para direção, como Waze.
Hardware - Componentes físicos de um computador. Discos rígidos, processadores e outros. Hashtag - Simbolizado pelo símbolo do jogo da velha, #. Usado como “marcador de livro” na internet, para categorizar que seu conteúdo se refere a um determinado assunto.
Mafia Wars - Idem Fazendinha, mas matando gente. E animais. Mas ainda gastando rios de dinheiros. E aporrinhando os amiguinhos.
MMOGs - Jogos online que precisam de conexão com a internet para funcionar. Jogados simultaneamente com milhares de pessoas.
Netiqueta - Conjunto de regras não oficiais e não formalizadas que determinam o bom comportamento na Internet, para que exista o convívio saudável de todos.
Netnografia - Estudo do comportamento humano e de sua distribuição “antropológica” na internet.
Networking - Rede de contatos e relacionamento. Também pode se referir ao ato de construir a dita rede.
Photoshop - Programa mágico de edição de imagens. Embeleza qualquer coisa. QUALQUER coisa.
Post - Nome original da postagem. Acabou sendo adotada no português, assim como “print”.
Ragnarök Online - Jogo online multiplayer com milhares de jogadores simultâneos. Criado pela Gravity Co coreana e trazido ao Brasil pela Level Up. Foi um sucesso imenso no início dos anos 2000.
Refação - Corrigir, ajustar ou recriar do zero algo a pedido de alguém - geralmente o cliente, no ambiente de agências.
SEM - Search Engine Marketing, ou “Marketing para programas de busca”. Oferecer produtos e serviços por meio dos serviços de busca e seus canais de distribuição (banners, anúncios e outros).
SEO - Search Engine Optimization, ou “Otimização em Programas de Buscas”. Conjunto de regras e medidas para adequar seu conteúdo a um serviço de buscas (como o Google) para que ele seja encontrado mais facilmente pelos usuários.
Smartphones - Uma versão portátil de seu computador, do tamanho do seu telefone celular. Pode fazer quase tudo o que seu desktop faz, de forma simplificada. Também faz ligações, mesmo que nunca nos lembremos disso!
SMM - Social Media Marketing, ou “Marketing para Mídias Sociais”. Oferecer produtos e serviços pelas plataformas sociais, mas com conteúdo. Social Media - Plataformas sociais de produção, curadoria e compartilhamento de conteúdo de forma colaborativa. Facebook, Twitter, Linkedin e Instagram são bons exemplos disso.
Social Media Week - Maior evento de mídias sociais do mundo. Premia as principais iniciativas realizadas no ano, em cada país, que tiveram as mídias sociais como base.
Software - Programa de computador. Pode ter inúmeras funções. Jogos também são softwares.
Tablets - Dispositivo semelhante ao Smartphone, mas maior. Pode ou não acessar a internet por conta própria, sem a necessidade de Wi-fi.
Upload - Literalmente “subir” algo para algum lugar. Geralmente uma plataforma, uma nuvem, comunidade, etc.
VOIP - Voice over IP/Internet. Serviço de telefonia pela internet. Vem ganhando espaço por não gastar pulsos, como a telefonia convencional. Aplicativos como o Whatsapp já vêm com a funcionalidade inclusa.
Wi-Fi - Tecnologia predominante de acesso à internet sem necessidade de fios ou do uso de telefonia celular. Cada vez mais presente em locais públicos.
Youtuber - Profissão dos sonhos de toda criança nascida nesta década. São pessoas especializadas em entretenimento que atingem diferentes públicos e conquistam as massas. Pense no Sílvio Santos, mas sem o SBT.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
O Manual do Líder Criativo - PINKOON, DAMRONG. Editora Universo dos Livros Cultura da Convergência - JENKINS, HENRY. Editora Aleph Adeus, Facebook! - LONDON, JACK. Editora Valentina A Sociedade em Rede - CASTELLS, MANUEL. Editora Paz e Terra 1001 ideias que mudaram nossa forma de pensar - ARP, ROBERT. Editora Sextante Dataclisma: Quem somos quando achamos que ninguém está vendo - RUDDER,- CHRISTIAN. Editora Best Seller A Bíblia da inovação - KOTLER, PHILLIP e DE BES, TRIAS. Editora Leya Elementos da Semiologia - BARTHES, ROLAND. Editora Cultrix Morfologia do Conto Maravilhoso -V. I. PROPP. Editora Forensi Universitari As Espirais da Moda - VINCENT-RICARD, FRANÇOISE. Editora Paz e Terra O menino da Internet - A História de Aaron Swartz - LESSIG, LAWRENCE e SWARTZ, AARON. Editora Perseus A Estratégia do Oceano Azul - KIM, W. CHAN e MAUBORGNE, RENÉE. Elsevier Editora A Sociedade dos Poetas Mortos. Distribuidora Buena Vista A Guerra do Fogo - ANNAUD, JEAN-JACQUES. Distribuidora Obras Primas O Senhor das Moscas - GOLDING, WILLIAN. Editora Alfaguara Brasil Nação Digital GNT.DOC (2011) - Documentário Terms and conditions may apply (2013) - Documentário Filter Bubble: What the Internet is Hiding from You - PARISER, ELI. Penguim Books Inovação como Rotina: Como ajudar seus colaboradores a transformar ideias criativas em realidade - MILLER, PADDY e WEDELL-WEDELLSBORG, THOMAS. M.Books Redes Sociais: Como empresários e executivos de vanguarda as utilizam para obtenção de resultados - CROSS, ROB e J. THOMAS, ROBERT. Editora Gente Reuniões Visuais: Como gráficos, lembretes autoadesivos e mapeamento de ideias podem transformar a produtividade de um grupo - SIBBET, DAVID . Editora Elsevier Você é o que você compartilha - GIARDELLI, GIL https://en.wikipedia.org/wiki/Readability https://en.wikipedia.org/wiki/Flesch-Kincaid_readability_tests
DEDICATÓRIAS
Por Juliano Kimura
Para minha família
Dedico este livro ao meu pai, José Tadayoshi Kimura, pelos inúmeros ensinamentos de vida. Minha maneira de viver e muito do que sou, devo ao meu pai. À minha mãe, Reni Harue Kimura, que sempre me apoiou e sempre foi o pilar da família. Sua presença foi essencial na minha formação. Ao meu irmão, Régis Yoshio Kimura, com sua maneira ponderada de encarar o mundo. Em especial ao meu irmão e sócio, Leonardo Seiji Kimura, que é o extremo oposto da minha pessoa e essencial no equilíbrio das minhas atividades. Leonardo, Reni, José, Juliano e Regis Aos meus filhos, Nicolas e Elisa, por darem sentido a tudo que estou realizando e construindo.
Para minha segunda família Trianons
Para minha equipe e minha segunda família, Trianons, por acreditarem em uma empresa diferente, por acreditarem nos valores que sempre empreendi. Eduardo Murai, Cauê Kalmus, Rafael Fukuda, Jonathan dos Santos e Cibele Zurita, por serem os primeiros a acreditarem no meu potencial e no potencial da Trianons. Jennifer Tamochunas e Heloisa Sayuri Yamamoto, pessoas que foram essenciais nessa nova fase. Mariana Kulaif, Daniel Akashi, Eric Araki, Larissa Moreno, Raphael Gagliano, Pedro Cintra, Guilherme Yanata, Mayumi Takeyama, Débora Romeiro Sillva e Leonardo Kimura, meu obrigado! Aos mestres, com carinho Professor Gaspar, meu professor de matemática do colégio, sobre como um professor deve ter carinho pelos seus alunos. Professor Alexandre Merofa, um dos meus primeiros professores de Marketing. Suas aulas foram realmente proveitosas e infl uenciaram muito meu trabalho. Para a Daybook, empresa da qual fi z parte, pelos ensinamentos valiosos de autoconhecimento e lições sobre o mundo corporativo. Julio Vieitez, por suas orientações como líder e gestor. Aprendi muito sobre o jeito profi ssional de encarar o mercado e como tomar decisões baseadas em fatos que podemos controlar. Gil Giardelli, por ser um mestre e um gestor que apresentou muitas ideias e conceitos importantes para minha evolução profi ssional. O tempo que estudei e trabalhei me deram lições valiosas.
FOTOS HISTÓRICAS
CURIOSIDADES SOBRE O AUTOR
Aplicando objetos sociais Kimura sempre foi fanático por jogos multiplayer. A possibilidade de jogar com outras pessoas multiplicava as possibilidades. Ainda jovem, amava jogos como General Chaos e Bomberman, títulos que utilizavam o Multitap (periférico dos antigos consoles que permitia jogar com quatro jogadores simultâneos). Seu primeiro emprego, em 1998, foi como operador de radiochamada. Era a função das pessoas que digitavam mensagens para os extintos aparelhos de BIPs. Sendo seu primeiro emprego, adquiriu uma habilidade essencial para sua carreira. Kimura foi rato de fliperama e sempre gostou de jogos de luta, também conhecidos como “contras”. Entre os favoritos estão Street Fighter II, Street Fighter Alpha II, The King of Fighters, Vs Capcom Series e Tekken series. Sua paixão por jogos multiplayer encaminhou sua carreira para o marketing digital. Seu primeiro emprego na área de marketing aconteceu na Level Up, empresa pioneira no mercado de jogos multiplayer online no Brasil. Kimura já trabalhava com comunidades e redes sociais em 2007. Antes de iniciar a faculdade de Marketing, em meados de 2002, estudou os cursos de Desenho de Moda (que largou no segundo ano), e Webmaster Developer, curso de curta duração que concluiu com sucesso. Antes de ingressar em sua carreira em marketing, Juliano também foi fotógrafo de balada, operador de telemarketing, gamemaster, caixa de LAN house, boxeador amador, organizador de eventos e figurante de ópera! Kimura foi o criador da primeira rede social de artes marciais no Brasil, o Vidaluta.com. Juliano foi idealizador do projeto Fairplay Brasil, iniciativa sem fins lucrativos que tem como objetivo reunir os esforços para melhorar o mercado de games. Ele é fundador do Socialbrunch.com, o primeiro diretório de blogueiros e formadores de opinião no Brasil, totalmente aberto e gratuito.
Juliano Kimura recebeu uma carta dos advogados do Facebook na Califórnia, coagindo-o a desistir de sua carreira e proibindo qualquer menção sobre sua relação com o Facebook Brasil e os serviços prestados para a empresa. Era algo engraçado, já que tudo isso já estava documentado oficialmente em muitos eventos realizados entre 2014 e 2015... Estes acontecimentos são encontrados em sites públicos na internet e canais oficiais do próprio Facebook Brasil. Jhone Turra mLabs Software Ingrid Fernanda BrancaLião Daybook Comunicação Debora Romeiro Silva Júlio Medeiros Okiyama Marcelo Adelino Asamura Azevedo Rafael Fukuda Mi Gt Belt Software Cristina Rodrigues de Oliveira Priscilla Cavalcante Normando Fernanda Ferreira Mizzin Michelle De Laurentis Flavio Ariano Octavio Yoshio Hozawa Reni Harue Kimura Silvia Beppu Regis Kimura Chris Campos Sergio Beppu Leonardo Kimura Pedro Cintra Ricardo Filho Kiara Castro E Castro Darllan Fernandes Donadio Heloisa Sayuri Bruno Gomes Souza Sandra Borges Benjamim Ting Maria Cecilia de Souza Marcelo Severo Pimenta Maurício Doria de Camargo Rafael Otsuka Persio Oliveira Paulo Centenaro Luciana Grecchi Gabriela Andrade Mariana Kulaif Guilherme Yanata Eric Araki Tatiane Carvalho Jennifer Tamochunas Débora Costa Antonieta Cavalli Jonathan Dos Santos Gustavo Santos Vandson Teixeira Loriza Kettle Barbara Munhoso Martins Mateus Tavares
POSFÁCIO
Escrever este livro foi uma das coisas mais prazerosas que já fiz. Foi tão gostoso quanto ministrar uma palestra. Esta experiência me fez lembrar como foi dar minha primeira aula, de quatro horas, na Ecommerce School (atual Comschool). Após o período, fui pra casa realizado e, no dia seguinte, estava em completa depressão. Minha cabeça esteve tão eufórica em dar uma aula que, no dia seguinte, minhas ideias e pensamentos estavam entorpecidos. Me sinto assim, agora. Sinto que escrevi um livro que realmente pode mudar a vida das pessoas - e mudar de forma positiva tanto a vida pessoal quanto a profi ssional. Quero muito que este livro chegue a todos e que esse conhecimento realmente possa se propagar. Se você gostou desta obra tanto quanto eu (e, se você está lendo este livro até este momento, é por ter gostado), então cheguei bem perto do meu objetivo. Um livro tão gostoso de ler que dá vontade de devorar até o fi - nal. Não um livro chato, que compramos e deixamos de enfeite na nossa estante. Ao fi nal deste livro, quero sua mente fervendo, fervilhando com dúvidas. Quero que você questione o que fi z e coloque seu ponto de vista. Quero lhe ver construindo teorias e aplicando novas práticas. Se chegou até aqui, talvez queira ir um pouco além, saber como termina essa história. Entender mais teorias e compreender melhor o mundo. Quem sabe, até ler um próximo livro, um ainda mais gostoso que este. Espero que nos encontremos por aí pois, agora, estamos conectados. Muito obrigado pelo seu tempo e dedicação em ler este livro. Sou grato por você tentar entender esse novo cenário. Um grande abraço, Juliano Akira Kimura www.julianokimura.com.br / juliano@trianons.com.br /
AOS HATERS
Haters Gonna Hate
Querido Hater, Ao chegar até o fi nal deste livro, você acaba de ganhar total propriedade e autoridade para citar e discordar do conteúdo apresentado. Agora que você está munido de mais informações, será uma honra ouvir sua opinião sobre todas as ideias daqui. Não esqueça de me marcar na sua publicação! Muito obrigado pelo seu tempo e sua dedicação, Juliano Kimura