Agência de Inteligência Artificial: Um novo ciclo para o empreendedorismo
Inteligência Artificial cria um movimento de duplo sentido. Aumenta a qualidade e quantidade e dá adeus a mediocridade.
Um movimento previsível quando você conhece a história da internet e do mercado digital. O Brasil sempre foi um país de vanguarda em adoção de plataformas e soluções digitais, basta ver os movimentos anteriores com as redes sociais e até na movimentação dos programadores brasileiros. O perfil Early Adopter é uma característica forte , basta lembrar que a primeira equipe de empreendedorismo do Facebook foi no Brasil.
A curva de adoção da Inteligência Artificial é acentuada, mas ainda está muito longe de chegar próximo do que foi o fenômeno das redes sociais.
O Facebook Brasil com 200 funcionários começou a participar das feiras do Empreendedor em 2014, dando as caras pela primeira como ferramenta para empreendedores. Atualmente, o Facebook se encontra abaixo do Instagram e ainda corre o risco de perder território para TikTok.
O próprio Google está se antecipando ao movimento e temos uma movimentação estranha acontecendo entre os buscadores e a inteligência artificial.
Esse movimento também pode ter impacto com as automações dos agentes chegando em larga escala e também com a adoção de Browsers (Navegadores) com Inteligência Artificial. Levando a automação de ações e atividades para patamares cada vez mais elevados.
Em contrapartida, o movimento de união de humanos é algo cada vez mais claro, se de um lado teremos mais conexões automatizadas e frias. Por outro lado precisamos de mais conexões humanas e reais.
Um caminho claro é a formação de uma nova categoria de empresa que são as Agências de Inteligência Artificial, assim como tivemos as agências de redes sociais (mídias sociais) , uma categoria especializada e nichada abaixo de agências de Marketing Digital Full Service. Esse movimento de Agências de Social Media foi crescente e consolidado ao longo de anos.
O mesmo movimento que vimos anteriormente com a formação de ecossistemas inteiros e o crescimento de grandes empresas por meio do digital e das redes sociais acontece novamente com a inteligência artificial .
Como serão as agências de Inteligência Artificial?
As agências de IA serão empresas que vão dar suporte na implementação de soluções, uso e adoção da Inteligência Artificial no cotidiano de seus clientes.
Essa adoção acontece em diferentes níveis:
Nível de produção e prestação de serviço - A agência não ensina e nem disponibiliza o Know How, mas é contratada pra realizar usando IA de forma mais eficiente em um modelo próprio pra atender usando produção com IA. Exemplo: Agências de Vídeos com IA.
Nível de Capacitação e Adoção - A agência ensina a usar as ferramentas e cria métodos para implantar a cultura de IA dentro dos processos e do dia a dia da empresa.
Nível de Criação de Produto Interno e Externo - A agência desenvolve soluções de IA para atender as necessidades da empresa internamente ou mesmo como produto para seus clientes. Necessita uma avaliação de potencial e desenvolvimento.
Além disso, os níveis podem acontecer de forma mesclada , independente ou executadas de forma paralela.
O potencial de agências de Inteligência Artificial é gigante e será um mercado ascendente e potencial que vai encontrar lugar. Assim como no ciclo anterior também passará por um período de muito amadurecimento através de muitas agências pequenas e profissionais autônomos que vão saber aproveitar essa nova tecnologia.
A verdade é que esse é um território novo a ser explorado e ainda não há muitos cases, esse modelo ainda está em construção e devemos prestar muita atenção as necessidades e evoluções naturais do modelo de negócio.





